Cátedra Energias Renováveis na reunião Maslowaten em Itália
Reunião do projecto europeu Maslowaten em Itália

Reunião do consórcio do projecto europeu MASLOWATEN em Itália com a presença da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora.

A terceira reunião intermédia do consórcio do projecto H2020 MASLOWATEN, que inclui a Cátedra Energias Renováveis, decorreu nos dias 13 a 16 de Setembro 2016 na sede do parceiro tecnológico CAPRARI em Modena, Itália.

Este projecto tem como objectivo o uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola, evitando o consumo de electricidade convencional e com poupanças de cerca de 30% de água.

Neste momento o projecto MASLOWATEN instalou e tem em funcionamento 3 demonstradores de irrigação com bombagem fotovoltaica em campos agricolas de grandes dimensões (Portugal, Marrocos e Itália), estando em curso a instalação de mais 2 demonstradores em Espanha.

O demonstrador em Portugal está localizado na herdade de São Barnabé, Alter do Chão, propriedade do parceiro ELAIA (Azeite Oliveira da Serra) com 211 hectares de olivicultura.  Este sistema tem agora acompanhamento e monitorização pela Cátedra Energias Renováveis e faz atualmente a irrigação gota-a-gota da totalidade desta herdade com recurso a um sistema fotovoltaico de 140 kWp.

Neste projecto estão presentes diversos parceiros representando todos os niveis de aplicação destas tecnologias e energia solar: empresas tecnológicas; universidades; associações de regantes, empresas agricolas e agricultores em nome individual.

Mais informação disponivel em: http://maslowaten.eu ou https://www.facebook.com/maslowaten

 

 

Publicado em 20.09.2016