Maslowaten
Seminário e Visita técnica ao Sistema de Irrigação Fotovoltaica em Alter do Chão

O seminário e visita técnica sobre Irrigação Fotovoltaica de Alta Potência decorreu no dia 22 de Setembro 2017, com a assistência de cerca de 200 pessoas, representando todos os sectores interessados: utilizadores finais, empresas instaladoras, universidades, associações de regantes, etc.

Teve inicio pelas 9:30 com intervenções pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, pelo Sr. Presidente da EDIA (em representação do Sr. Secretário de Estado da Agricultura) e pelo Director do grupo ELAIA.

A apresentação pelo Coordenador do projecto Maslowaten, Dr. Luis Navarte, destacou os objectivos desta iniciativa e a solução técnica para uma problemática transversal a estes sectores: o custo da energia elétrica para bombeamento e irrigação agricola.

O Sr. Presidente da FENAREG destacou o papel do regadio em Portugal e na agricultura do futuro, com enfase na necessidade de soluções sustentáveis, eficientes e de baixo custo.

Seguiu-se a apresentação do grupo ELAIA pelo seu Director, com destaque para a sua evolução e papel na inovação da olivicultura praticada.

Assistiu-se também a uma apresentação das instalações a visitar de seguida, com destaque para os sistemas instalados e resultados obtidos, com poupanças muito significativas nos custos das campanhas de irrigação.

Na visita técnica foi possivel ver de perto o sistema em funcionamento na Herdade de São Barnabé, com oportunidade de esclarecer questões por parte de um público muito interessado.

As especificações técnicas para irrigação fotovoltaica de alta potência estão já disponiveis para download na página oficial do MASLOWATEN.

Pode ainda obter informação adicional sobre este projecto e irrigação fotovoltaica contactando a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora.

Publicado em 25.09.2017