Cátedra Energias Renováveis
Contributo para as áreas âncora (Agricultura, Água, Energia, Ambiente e também no contexto do Mediterrâneo)

Energias Renováveis

Contributo (últimos 5 anos) para as áreas âncora (Agricultura, Água, Energia, Ambiente – e também no contexto do Mediterrâneo)

O tema Investigação em Energias Renováveis tem sido desenvolvido sobretudo em torno da Energia Solar e suas aplicações.

A Universidade de Évora coordena a Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração – INIESC, também integrada pelo LNEG, onde obteve um importante financiamento (3,1 M€uro, dos quais 2,4M€uro para si própria) que lhe vai permitir terminar e completar as suas infraestruturas experimentais da Mitra e iniciar projetos de investigação que incluem, entre outros, o tema água, através da gestão desta na agricultura  (irrigação com tecnologias avançadas e fornecimento de energia por via fotovoltaica) e sua produção em centrais associada a centrais termoelétricas solares ou  fotovoltaicas, combinadas com tecnologias de dessalinização, por exemplo. Outros tópicos emergentes com aplicação na agricultura, incluirão soluções para a mobilidade, estufas, calefação de locais e secagem de produtos.

A Universidade de Évora desenvolveu um importante protocolo de colaboração com o DLR (Alemanha), através do qual explora o desenvolvimento da Plataforma de Sais Fundidos de ÉVORA (EMSP), única na Europa, onde , neste momento, um consórcio de empresas finaliza a instalação de um campo de concentradores cilindro parabólicos operados até 560ºC com misturas de sais que permitem extrair a energia captada e armazená-la sob forma térmica a alta temperatura, para total despachabilidade da solução solar.

Tem também um protocolo de colaboração com o Frauhofer-ISE, Freiburg, cuja implementação passará pela exploração de uma outra infraestrutura, a PECS, Plataforma Ensaios de Colectores Solares, também com um caracter único a nível europeu, e em abertura à industria do sector para ensaio dos seus protótipos.

O esforço da Cátedra de Energias Renováveis é hoje reconhecido ao mais alto nível do I,D&D nesta área do solar, na Europa e no Mundo, quer pela competência dos seus investigadores e alunos, quer pelas condições geográficas (incluindo o recurso solar) que a localização oferece.

A Cátedra tem participação em inúmeros projetos H2020 (é mesmo hoje coordenadora em um deles), que representam muito milhões de euros. Tem obtido também financiamentos regionais e inter-regionais, estendendo a sua actividade a outros tópicos de grande relevância para empresas locais, incluindo o calor de processo para a indústria.

No universo de todos os seus projectos a Cátedra pode referir colaborações directas (parcerias, por exemplo) com 39 empresas e 40 instituições de I&D, ao longo dos seus últimos anos.

Conta hoje com 20 elementos, tendo criado emprego científicos (8 contratos, dos quais três ao nível de investigador e 8 bolsas, suportados pelos seus projectos), para além do titular. (Neste momento tem também 2 bolsas FCT e uma atribuída pelo BCP- Milenium.)

Évora 15/03/2018

Manuel Collares Pereira