Projecto GRECO
Recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas antigas na Europa
Inscreva-se já!

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar a recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos (idealmente mais de 15 anos) de exposição ao sol, no âmbito do projecto GRECO (H2020).

O melhor caso imaginável para o objetivo científico desta ação, que consiste em investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, consiste num sistema fotovoltaico que satisfaça três condições:

  • Tenha mais de 15 anos de idade;
  • Que foi cuidadosamente caracterizado durante o seu arranque, de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas;
  • Que todas as suas informações operacionais estão disponíveis: produção mensal, limpezas e anomalias.

As três condições anteriores não são mandatórias para participação, constituem apenas a definição do caso ideal para o estudo deste projecto.

Depois desta recolha de dados irão ser selecionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa do GRECO irá fazer uma inspeção técnica (medidas de comportamento elétrico, termografia, etc.) e avaliar o seu desempenho, com entrega gratuita do relatório ao proprietário do sistema.

Se forem detetados módulos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.

A participação nesta campanha é totalmente gratuita e completamente confidencial. Pode fazer o seu registo aqui.

Mais informações através do email catedraer@uevora.pt ou na página do projecto GRECO.

 

Publicado em 10.01.2019