Titular Cátedra BES Energias Renováveis no comité cientifico e técnico da ESTELA

O Titular da Cátedra BES-Energias Renováveis da Universidade de Évora, Prof. Manuel Collares Pereira, foi convidado para integrar o Scientific and Technical Committee da ESTELA, a European Solar Thermal Eletricity Association.  O convite foi oficializado na reunião que teve lugar a 5 de Julho em Bruxelas, por ocasião do Summer Workshop daquela Associação.

A ESTELA representa todas as grandes empresas que se dedicam hoje à produção de electricidade por via solar térmica, CSP, e este convite coloca a Universidade de Évora, a Cátedra BES Energias Renováveis e o seu Titular numa posição de grande relevância para a discussão dos melhores caminhos para o desenvolvimento do sector, num momento em que as Energias Renováveis para electricidade, em geral, e o solar, em particular, ganham um novo e forte impulso  na sequência das recentes decisões sobre o nuclear em países como a Alemanha, Suíça e Itália.

Volta a estar em cima da mesa a iniciativa com selo alemão conhecida como DESERTEC e o desenvolvimento do solar nos países da orla mediterrânica (MENA), uma iniciativa da União Europeia. Em ambos os casos os associados da ESTELA terão um papel fundamental e também os países do sul da Europa. Portugal é um desses países e terá uma oportunidade a explorar, a que deverá  estar muito atento. Certamente que a integração do  Comité Científico e Técnico da ESTELA, ajudará a perceber com algum tempo o que se estará a passar e a permitir  desafiar a Industria Portuguesa  e o Governo  a que tenham  um envolvimento activo.

Publicado em 06.07.2011