Reunião do project ENBRAIN em Évora

A reunião do projecto ENBRAIN terá lugar nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2019. 

A Universidade de Évora (UE), através da Cátedra Energias Renováveis, irá acolher, nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2019, a segunda reunião técnica do projecto ENBRAIN. A UE participa no projecto enquanto parceira, sendo responsável pelo Work Package 8 - Dissemination & Exploitation

O ENBRAIN (Building capacity in Renewable and sustAINable ENErgy for Libya) é um projecto ERASMUS + na actividade Key Action 2 (KA2): Cooperation for innovation and the exchange of good practices - Capacity building in the field of higher education. Este projecto surge da visão de que, apesar da necessidade presente de enfrentar o desafio energético, o mundo ainda está relutante em tomar acções mais concretas e empenhadas, nomeadamente na formação superior em áreas relacionadas com as energias renvováveis e sustentabilidade.

Nesse sentido, África é um actor crucial para enfrentar o desafio energético mundial, uma vez que os principais objetivos globais de energia, clima e sustentabilidade dependem fortemente do futuro dessa região. Mais concretamente, a Líbia possui as maiores reservas comprovadas de petróleo na África, bem como um enorme potencial para energia renovável. Recebe uma forte radiação solar com uma média de 2200 kWh/m2 e 3500 horas de luz solar por ano. O potencial para a energia eólica também é alto. 

Em vista destes pressupostos, o projecto ENBRAIN visa capacitar as Universidades Líbias com instrumentos para a formação avançada nas referidas áreas. O projecto é liderado pela Politécnico de Turim e participam enquanto parceiros, para além da UE, a UNIMED (União das Universidades do Mediterrâneo), a Universidade de Barcelona, a Universidade de Tripoli, a Universidade de Zawia, a Universidade de Misurata, a Universidade de Sirte e a Universidade de Sebha. Mais detalhes sobre o projecto podem ver vistos na página oficial do projecto (realizada através do contributo da UE no âmbito do WP8). 

Os objectivos da reunião serão:

  • Discussão sobre os cursos relacionados com energias renováveis já presentes nas universidades da Líbia;
  • Discussão de áreas focais para o Ensino Superior em Energias Renováveis;
  • Elaboração de uma lista provisória de novos cursos a serem desenvolvidos dentro do projeto;
  • Elaboração de uma lista de tópicos MOOC (Massive Open Online Courses).

As reuniões terão lugar na sala 205 do Palácio do Vimioso. Esta reunião contempla ainda um visita ao Colégio Espírito Santo e às instalações da Cátedra Energias Renováveis na Herdade da Mitra, nomeadamente a EMSP (Évora Molten Salt Platform), PECS (Plataforma de Ensaio de Concentradores Solares) e Sistemas Fotovoltaicos com Armazenamento em Baterias.

A agenda da reunião pode ser vista aqui.

 

Publicado em 08.02.2019