Projeto JALON
Uma nova abordagem para facilitar o surgimento e o crescimento de projetos comunitários de energia liderados por cidadãos em toda a Europa, incluindo uma aplicação de demonstração fotovoltaica com mais de 80 municípios.
- Duração do projeto: Outubro 2022 - Outubro 2025
- Status do projeto: Em curso
- Financiamento: 2021 – 2027 (Life+ / EU funding)
JALON promove uma nova abordagem para facilitar o surgimento e crescimento de projetos de comunidades de energia liderados por cidadãos , em toda a Europa. A metodologia baseia-se na estreita colaboração dos intervenientes locais para a concretização destes projetos, servindo como instrumento de inovação social , sobretudo para as regiões rurais onde não existe uma legislação específica adaptada à sua realidade e necessidades específicas que possam fazer com que sejam deixados para trás na transição energética. Na verdade, existem muitos obstáculos que impedem o surgimento de comunidades de energia em toda a Europa de desenvolverem todo o seu potencial, especialmente nas áreas rurais.
O JALON propõe-se a gerir uma comunidade de energia regional, em grande escala, envolvendo 5.000 cidadãos, 40 autoridades locais e 75 empresas para realmente capacitar os habitantes da UE em zonas rurais e as partes interessadas locais para a obtenção de uma solução adequada às suas expectativas e necessidades. Isto desafia a abordagem clássica, passando da comunidade de energia vista como algo a ser socialmente aceite e promovido para a comunidade de energia enquanto instrumento para resolver as necessidades sociais locais, solicitadas pelas pessoas. 87 aldeias rurais da Espanha vão cooperar em uma grande comunidade energética que irá promover mudanças legais e regulatórias, através de uma abordagem de aprendizagem prática, para alcançar comunidades de energia que sejam realmente um instrumento útil para o desenvolvimento local de áreas rurais.
O projeto visa a mobilização de 13M€ para investimento em instalações de energia fotovoltaica com uma geração total de 23GWh/ano, evitando emissões de 3.452 tonCO2e/ano. JALON será o demonstrador que será seguido por outras 6 regiões da UE, empenhadas em desenvolver um plano de implementação durante o projeto, em conjunto com os parceiros JALON, para que possam começar a agir mais rapidamente. Além disso, ações de divulgação e comunicação visam atingir 82 regiões subdesenvolvidas (NUTS3) e promover os principais resultados do JALON para promover a replicação dessa abordagem em toda a UE.
Mais informações em: www.jalon-ce.eu