Sobre nós

A Universidade de Évora está localizada no coração da região com o maior DNI (irradiação direta normal) em Portugal (e um dos maiores da Europa) e está a investir no desenvolvimento de atividades no campo das Energias Renováveis com enfase particular na Energia Solar.

A Universidade criou em 2009 a primeira licenciatura (e ainda única em Portugal) em Engenharia das Energias Renováveis. Em 2010 foi criada a Cátedra Energias Renováveis. Com esta Cátedra foi possível completar a oferta educacional com um Mestrado em Energia Solar e um programa Doutoral em Engenharia Mecatrónica e Energia abordando temas relacionados com a Energia Solar.

O titular da Cátedra Energias Renováveis é o Doutor Pedro Horta e a Cátedra possui hoje uma equipa multidisciplinar cobrindo diferentes tópicos em energia solar, sistemas e aplicações com cooperação com os Departamentos e Unidades de Investigação relacionadas na Universidade (por ex. Mecatrónica, Química).

Foto grupo CatER_

Da esq. para a direita na fila de cima: Ricardo Conceição, Luis Guerreiro, Dorin Golovca, Célia Toureiro, Hugo Silva (D.Fis.),  Tiago Osório, Pedro Horta, Diogo Canavarro, Thomas Fasquelle, Luis Fialho, Erik Meyer, André Santos, Frederico Felizardo.

Da esq. para a direita na fila de baixo: Jorge Pereira, Paula Martins, Ana Foles, Francisco Lopes, Ricardo Silva, Gonçalo Delgado, Daniel Lopes, Liliana Gomes, Tiago Eusébio, Ailton Tavares .

Cátedra ER: Atividades

Com competências em ótica não formadora de imagem (ONFI), a Cátedra está envolvida em diferentes desenvolvimentos de concentração solar utilizando conceitos de ONFI. Alguns tópicos de investigação e desenvolvimento da Cátedra ER incluem:

  • Conceitos inovadores (patenteados) de Concentradores de Etendue Ajustada aumentando a otimização final da performance do conceito de Refletor Fresnel Linear com focagem linear.
  • Desenvolvimento de Concentrador Parabólico Composto estacionário ou quasi-estacionário para aplicação de temperatura média ou geração térmica de eletricidade.
  • I&D em modelação de sistemas de concentração solar (por ex. ciclo combinado de produção de calor de processo e energia elétrica para a industria).
  • Armazenamento térmico de energia solar (armazenamento sólido e em sais fundidos).
  • BIPV (com eletricidade fotovoltaica armazenada em Baterias de Fluxo Redox de Vanádio e baterias de iões de lítio) com especial enfase na engenharia do interface entre produção fotovoltaica e edifícios ou outras aplicações.
  • Investigação em materiais e processos relacionados com o controlo da deposição de pó em espelhos e coberturas.
  • Medição e tratamento estatístico de radiação direta normal.
  • Investigação no campo da água e energia para aplicações agrícolas através de novas aplicações fotovoltaicas para irrigação agrícola moderna.

É também relevante mencionar a cooperação próxima com o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com o qual constituiu a Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração  – INIESC. 

A Cátedra ER integra a maioria das redes europeias de I&D Solar Térmica: EU-Solaris, STAGE-STE, SFERA 2 e tem acordos especificos de I&D com o DLR e o Fraunhofer ISE.