EMSP - Évora Molten Salt Platform

A EMSP - Évora Molten Salt Platform é uma rede de infraestruturas experimentais, localizada no Polo da Mitra (Universidade de Évora), que integra diversos equipamentos, articulados em vários segmentos de investigação como a EMSP-ALFR, EMSP-HPS2 e EMSP-NEWSOL.

De acordo com a investigação científica sobre energia solar de concentração, conclui-se que a utilização de sais fundidos como fluido de transferência de calor tem sido considerada importante para diminuir o custo final de energia (LCOE). Além de ser utilizado como fluído de transferência de calor em sistemas lineares de concentração solar, este fluido pode ser utilizado como meio de armazenamento de calor, podendo esta energia armazenada ser utilizada em períodos sem incidência solar direta e horários noturnos, proporcionando uma maior despachabilidade da energia. Acresce que o custo de aquisição dos sais fundidos é substancialmente mais baixo do que o dos óleos térmicos atualmente utilizados em centrais solares comerciais e é considerado menos tóxico para o meio ambiente. Neste contexto, diversos projetos estão a ser desenvolvidos na plataforma EMSP para provar e validar a viabilidade deste tipo de centrais termossolares, utilizando sal fundido como fluido de transferência de calor e de armazenamento, e validar várias misturas de sais.

EMSP Coletor 02

Equipamentos:  O campo solar é constituído por 36 coletores cilindro-parabólicos de grande dimensão, com um comprimento total de 684 metros e uma potência nominal de 3,4 MW térmicos. Dispõe de um loop  hidráulico solar, onde circulam sais fundidos. O sistema de armazenamento é composto por dois tanques, um frio e outro quente, com uma capacidade de 35m³ cada um. Prevê a inclusão de tanques experimentais de armazenamento térmico, recorrendo a materiais inovadores, num sistema de tanque único com utilização de diferentes materiais: thermocline  e betão, com um volume de 30m³. A rede de infraestruturas terá ainda a instalação de um campo de ensaios de concentrador solar ALFR – Advanced Linear Fresnel Reflector, com 28m x 28m, que utiliza sais fundidos como fluido de transferência de calor e como meio de armazenamento de calor. Estas infraestruturas funcionam como campo de ensaios na área de geração termoelétrica solar.