Projetos atuais

ALFR Patente – Pedido de Patente para concentrador solar Advanced Linear Fresnel Reflector

CER Logo

Programa:  Portugal 2020   Contrato:  ALT20-03-0145-FEDER-040164

Mais informação

O objetivo central deste projeto é apoiar o Pedido de Patente Europeia Nº 3524901: “Compact Linear Fresnel Reflective Solar Concentrator Design for Direct Molten Salt Operation as Heat Transfer Fluid in Evacuated Tubes”. O projeto comporta o suporte material e financeiro para os custos inerentes ao pedido de patente, contando com financiamento Portugal 2020. 

…………………………………………………………………………………………………………………………

ALFR-Alentejo – Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico

Logo ALFR_Alentejo_horizontal_cor

Programa: Alentejo 2020   Contrato: nº 039487

Mais informação e website

O objetivo deste projeto é implementar a modelação, instalação, ensaio e análise de um protótipo de concentrador solar ALFR (Advanced Linear Fresnel Reflector) para produção de eletricidade por via termossolar e acoplá-lo a sistemas de armazenamento térmico com misturas de sais fundidos, de modo a operar a temperaturas acima de 500ºC, e aumentar a eficiência de conversão de energia solar. O projeto é implementado em articulação com as plataformas EMSP e PECS, e com a infraestrutura de investigação INIESC.

…………………………………………………………………………………………………………………………

EERES4WATER - Promoting Energy-water Nexus resource efficiency through Renewable Energy and Energy Efficiency

logotipo EERES4water

Programa:  INTERREG Atlantic   Contrato:  EAPA_1058/2018

Mais informação e website

Projeto que pretende envolver estruturas institucionais, técnicas e sociais na promoção do uso de fontes de energia renováveis e da eficiência energética no ciclo da água. Procura disponibilizar as ferramentas e instrumentos necessários para superar os desafios do nexo Energia-Água, com recomendações, soluções tecnológicas inovadoras, apoio aos serviços e à decisão, cooperação, disponibilização de informação e sensibilização.

…………………………………………………………………………………………………………………………

ENBRAIN - Building capacity in Renewable and sustAINable ENergy for Libya

Enbrain_logo

Programa:  Erasmus+ - KA2   Contrato:  nº 585221

Mais informação e website

O ENBRAIN é um projeto Erasmus+ que visa a capacitação do Ensino Superior na área das energias renováveis em universidades líbias. Parte da premissa de que o desafio da sustentabilidade exige a necessidade de energia para a redução das desigualdades, sendo que as instituições de ensino superior são atores fundamentais para criar e capacitar novas gerações. O projeto contempla algumas ações-chave como o desenho e acreditação de um Mestrado em Energia Renovável e Sustentável, formação de professores e investigadores, cursos-piloto e dois MOOC (cursos online massificados e gratuitos).

…………………………………………………………………………………………………………………………

GRECO - Fostering a Next Generation of European Photovoltaic Society through Open Science

Logo GRECO

Programa:  H2020   Contrato:  787289

Mais informação e website

O GRECO é um projeto multinacional de investigação-ação, que tem como objetivo principal a aplicação prática do conceito de Ciência Aberta e de outras abordagens como a Investigação e Inovação Responsável (RRI - Responsible Research and Innovation ) ou a Ciência Cidadã a um projeto de investigação no setor fotovoltaico. Contempla o envolvimento dos cidadãos em ações concretas como a recolha de informação sobre instalações fotovoltaicas e dispõe de uma App (Generation Solar) que procura promover uma comunidade de cidadãos empenhados no solar fotovoltaico.

…………………………………………………………………………………………………………………………

HPS2 – High Performance Solar 2

HPS2_Logo_onlyHPS2

Programa:  não aplicável   Contrato:  -

Website 

Este projeto tem como objetivo a análise de eficiência e fiabilidade das centrais parabólicas com sal fundido como meio de transferência de calor a altas temperaturas, em substituição da utilização de óleo térmico como modo de transferência de calor gerado pela radiação solar. Os sais fundidos comportam vantagens em relação ao nível dos custos mais reduzidos e do potencial de aquecimento a temperaturas máximas mais elevadas (até 560º). Os ensaios são implementados na plataforma EMSP.

…………………………………………………………………………………………………………………………

INSHIP – Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes

Logo INSHIP 3

Programa:  H2020   Contrato: GA 731287

Mais informação e website

O INSHIP visa a definição de uma agenda comum europeia de investigação e inovação que envolva as grandes instituições de investigação europeias, com atividade reconhecida na área de calor de processo solar, através de uma estrutura integrada que tem como objetivos: maior eficácia e intensidade de cooperação entre instituições; alinhamento de programas nacionais de investigação e financiamento; identificação de lacunas e duplicações; e transferência de conhecimento para a indústria.

…………………………………………………………………………………………………………………………

NEWSOL – New StOrage Latent and sensible concept for high efficient CSP Plants

Logo NEWSOL

Programa:  H2020   Contrato:  GA 720985

Website

É um projeto cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras de armazenamento térmico de energia, com recurso a novos materiais funcionais e avançados, com fluídos térmicos, meios de armazenamento sensíveis e materiais isolantes, em dois conceitos de armazenamento em tanque único com separação por thermocline  e em módulo de betão. Comporta ainda a validação do desempenho de diferentes tipos de materiais. 

…………………………………………………………………………………………………………………………

PEARL-PV – Performance and Reliability of Photovoltaic Systems: Evaluations of Large-Scale Monitoring Data

Pearl-logo-solo

Programa:  EU COST Action   Contrato:  CA16235

Mais informação e website

O principal objetivo do PEARLPV é melhorar o desempenho energético e a fiabilidade dos sistemas de energia solar fotovoltaica, conseguindo-se alcançar custos mais baixos de eletricidade produzida por sistemas fotovoltaicos, maior rendimento de energia, maior tempo de vida útil além dos 20 anos especificados pelos produtores, e redução na perceção de risco de investimentos em projetos fotovoltaicos. Este projeto é uma EU COST Action direcionada para a formação de uma rede europeia de investigadores e especialistas em sistemas fotovoltaicos.

…………………………………………………………………………………………………………………………

POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework

POCITYF-logo-RGB_main-pos

Programa:  H2020   Contrato:  864400

Mais informação e website

O principal objetivo deste projeto é apoiar as cidades históricas a ficarem mais verdes, inteligentes e habitáveis, sem pôr em causa as suas heranças culturais, através do estabelecimento de um conjunto de Blocos de Energia Positiva, nos quais a produção de energia renovável deve ser superior ao consumo, em termos de média anual. Estas experiência iniciaram-se em duas cidades-piloto: Évora e Alkmaar, sendo posteriormente replicadas em seis outras cidades europeias.

…………………………………………………………………………………………………………………………

SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase

SFERA-III

Programa:  H2020   Contrato:  823802

Mais informação e website

O SFERA-III procura dar continuidade aos projetos SFERA 1 e SFERA 2, e reforçar a sustentabilidade das atividades das infraestruturas europeias de investigação na área de energia solar concentrada avançada. Comporta a atuação em rede e a cooperação entre infraestruturas de investigação, comunidade científica, indústria e outros interessados; atividades transnacionais para investigadores europeus; e atividades de investigação conjunta.

…………………………………………………………………………………………………………………………

SolaQua – Accesible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond

Solaqua logo_low res

Programa:  H2020   Contrato:  952879

Mais informação e website

O SolaQua pretende aumentar a quota de energias renováveis na Europa, ao combinar tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. A irrigação solar permitirá o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes. Algum do conhecimento tecnológico e materiais e ferramentas que serão partilhados neste projeto resultam de experiências ensaiadas no projeto de desenvolvimento de sistemas de irrigação fotovoltaica de alta potência MASLOWATEN.

…………………………………………………………………………………………………………………………

Solar Tech – Transferência de Tecnologia e Conhecimento em Energia Solar e Armazenamento de Energia

Solar tech logo

Programa:  Alentejo2020   Contrato:  ALT20-03-0246-FEDER-000053

Mais informação

Projeto de transferência de tecnologia e de conhecimento para o sector empresarial, focado na aplicação de três grandes linhas tecnológicas: solar fotovoltaico associado a sistemas de alta potência de bombagem ou irrigação; solar térmico para produção de calor de processo na indústria; e fotovoltaico para energia residencial e serviços, com recurso a baterias avançadas, com gestão e integração inteligente.