Évora Molten Salt Platform

As obras do circuito hidráulico da Évora Molten Salt Platform (EMSP) ficaram concluídas no final de julho, com a finalização do processo de soldadura da tubagem e com a realização dos testes de hidrostática.

Publicado em 07.08.2020
Doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço

Afonso Cavaco, colaborador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), foi aprovado com distinção e louvor na prova de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço - Especialidade em Física da Atmosfera, realizada dia 30 de julho.

Publicado em 05.08.2020
Reunião na Universidade de Évora

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), reuniram, dia 28 de julho, em Évora, no âmbito do Protocolo de Cooperação e Desenvolvimento de Ações Conjuntas, para debater “Produção de Hidrogénio Verde Solar”.

Publicado em 31.07.2020
RNIE com versão atualizada

A Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar Concentrada (INIESC), coordenada pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG), é uma das 56 infraestruturas portuguesas que integram o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIE).

Publicado em 21.07.2020
Campanha "Mais Fotovoltaico, Mais Energia"

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) inicia, dia 24 de junho, a campanha “Mais Fotovoltaico, Mais Energia”, de inspeção a sistemas fotovoltaicos em Portugal.

Publicado em 23.06.2020

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é a única entidade portuguesa a integrar o consórcio do projeto SolAqua – Accesible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, focado em irrigação fotovoltaica de alta potência com apoio do programa Horizonte 2020. A irrigação solar permitirá o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.

Publicado em 03.06.2020
Revista Water

A investigadora da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) Maria Helena Novais e a professora Manuela Morais, do Departamento de Biologia da UÉInstituto de Ciências da Terra (ICT), são editoras convidadas de uma edição especial da revista Water, dedicada a “Ecossistemas aquáticos interiores e conservação” ["Inland Aquatic Ecosystems and Conservation"].

Publicado em 01.06.2020
Greco - Generation Solar

A aplicação de ciência cidadã Generation Solar, desenvolvida no âmbito do projeto GRECO – Fostering a New Generation of European Photovoltaic Society through Open Science encontra-se disponível em App Store.

Publicado em 27.05.2020
POCITYF

A primeira newsletter do projeto POCITYF foi publicada. O POCITYF – A POsitive Energy CITY Transformation Framework é um projeto de cidades inteligentes, com financiamento da UE, através do programa Horizonte2020, que se iniciou há sete meses, com os 46 parceiros, de 13 países, reunidos em Évora para iniciar o projeto.

Publicado em 26.05.2020
EERES4WATER

A primeira reunião de associados do projeto EERES4WATER teve lugar à distância, através de plataformas digitais, e serviu para apresentar os avanços das atividades técnicas durante o primeiro ano de execução.

Publicado em 22.05.2020