Notícias
O projeto europeu Sol2H2O, financiado pelo programa Horizon Europe, instalou em Évora um piloto experimental pioneiro que combina tecnologias de dessalinização e valorização de salmoura, reforçando a investigação nacional neste domínio através da colaboração com instituições europeias de referência e integrando-se numa estratégia de capacitação científica e tecnológica.
Na semana passada, a Cátedra de Energias Renováveis/SOL4R recebeu a visita de uma delegação de engenheiros cipriotas e representantes da indústria solar térmica. A visita foi organizada em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia.
A produção de alfaces sob painéis fotovoltaicos revelou resultados surpreendentes na Cátedra de Energias Renováveis (CER) da Universidade de Évora, no pólo da Mitra. O projeto, desenvolvido no âmbito da CER em colaboração com o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), mostrou que o sombreamento parcial dos painéis solares quase duplicou a produção de alfaces durante o verão, em comparação com plantas cultivadas a céu aberto.
O simpósio internacional “Water-Energy Strategy” dedicado ao nexo Água-Energia, especificamente à transição energética no setor da Água, decorreu em formato online no passado mês de julho.
Um total de 10 empresas da zona transfronteiriça entre a Andaluzia e o Alentejo (Portugal) poderá beneficiar, de forma gratuita, da implementação de projetos individualizados de transição para o setor do hidrogénio verde, com o objetivo de obter um diagnóstico estratégico das suas oportunidades dentro deste setor e da respetiva cadeia de valor.
No âmbito do projeto FUTURETECH-H2, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, a vila portuguesa de Barrancos acolheu, nos passados dias 23 e 24 de junho, duas ações de grande relevância que demonstram o compromisso do consórcio com o desenvolvimento de iniciativas de inovação, formação e cooperação transfronteiriça em torno do hidrogénio verde.
O projeto FUTURETECH H2, integrado numa colaboração cofinanciada pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e liderado pela Federação de Empresários do Setor Metalúrgico (FEDEME), foca-se no desenvolvimento tecnológico e na capacitação da indústria do hidrogénio verde. No âmbito desta ambiciosa iniciativa, a IDEA Engenharia desenvolveu um Gémeo Digital de última geração, um simulador avançado que representa um passo decisivo para o setor, permitindo formação imersiva e otimização de processos num ambiente seguro e virtual.
O Comité de Execução e Acompanhamento do projeto FUTURETECH_H2, liderado pela Federação de Empresários do Metal (FEDEME), realizou em maio de 2024 a sua terceira reunião de coordenação, com o objetivo de rever o estado e a evolução das diversas atividades incluídas neste projeto.
O Comité de Execução e Monitorização do projeto Futuretech_H2, liderado pela Federação de Empresários do Metal (FEDEME), realizou uma nova reunião de coordenação no passado mês de dezembro.
No âmbito do projeto FUTURETECH_H2, decorreram recentemente duas sessões da formação “Programa de Formação em Hidrogénio Verde para Perfis Técnicos”, uma iniciativa que reuniu especialistas e formandos em torno dos desafios e oportunidades do setor.


