Seminário INSHIP
Calor de Processo Solar na Indústria: Tecnologias, Aplicações, Investigação

“Calor de Processo Solar na Indústria: Tecnologias, Aplicações, Investigação” é o seminário do projeto Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes (INSHIP), que terá lugar dia 7 de fevereiro, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

A Cátedra Energias Renováveis, da Universidade de Évora (CER-UÉ), entidade parceira no projeto INSHIP, é uma das organizadoras deste seminário, em conjunto com a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que pretende juntar investigadores, decisores políticos, entidades de financiamento e indústrias, e promover o debate na área das energias renováveis.

A iniciativa contará com intervenções sobre o contributo das renováveis para alcançar as metas do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC 2050), o Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) como processo de gestão e ferramenta de eficiência energética, e sobre estratégias, exemplos e dificuldades de aplicação de calor de processo solar à indústria em Portugal, assim como apresentação de tópicos de investigação e resultados do projeto INSHIP. O programa encerrará com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a DGEG e a OE.

O projeto INSHIP é uma iniciativa coordenada  pelo Fraunhofer ISE, financiado pelo programa H2020, da Comissão Europeia, que agrega 28 parceiros de 10 países (Alemanha, Áustria, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça e Turquia), e procura estabelecer linhas de conexão, entre universidades e centros de investigação destes países, no sentido de definir uma agenda comum para a pesquisa sobre a integração de calor de processo solar na indústria.

Inscrições e programa

Em 07.02.2020