SRERA-III
Inscrições abertas para campanha transnacional SFERA-III de acesso livre para investigadores

O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração, com as inscrições a decorrer até 31 de janeiro de 2021.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é uma das instituições recetoras de investigadores participantes. Em Évora, será possível realizar investigação na CER-UÉ, na Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS), na Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC) e na Rede de Monitorização DNI. O período de disponibilidade para cada uma das quatro instalações é de 8 semanas de acesso.

A chamada permite o acesso livre de investigadores a 22 instalações de 12 infraestruturas de investigação em Solar Térmico de Concentração, de oito países (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Turquia). O espetro de infraestruturas disponíveis engloba experiências científicas, em laboratórios e infraestruturas de investigação em campos diversos, como a geração de eletricidade solar térmica, produção de combustíveis solares, ciclos de armazenamento químicos de energia solar, tratamento de água, aquecimento e arrefecimento solar de edifícios para aumento de eficiência energética, modelação de tecnologias solares de concentração para centrais elétricas e processos industriais, síntese de materiais, fotoquímica e foto-física de alto fluxo, e caracterização do comportamento e propriedades dos materiais sob condições extremas.

Mais informações, formulários e inscrições no website do SFERA-III.

 

 

 

 

Organização: Cátedra Energias Renováveis | SFERA-III
De 16.11.2020 a 31.01.2021
Cátedra Energias Renováveis