Projecto POCITYF
Conferência "Transformação Digital e Transição Energética"

A Cátedra Energias Renováveis irá participar na conferência "Transformação Digital e Transição Energética" a ter lugar em Évora, no dia 20 de janeiro de 2023, com foco e debate sobre temas como a pobreza energética e descarbonização.

A transformação digital e transição energética das organizações e das famílias são grandes dois desafios que os dias de hoje nos trazem. No âmbito do projeto POCITYF vamos discutir em Évora o tema da transformação digital das organizações e transição energética, onde se inclui a pobreza energética das comunidades locais. A parceria do projeto, em colaboração com o Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida juntam especialistas com organizações com intervenção local para discutir e encontrar soluções para estes dois temas da nossa sociedade cujas soluções são uma prioridade para a União Europeia.

O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, cujo objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades-piloto de Évora (Portugal) e Alkmaar (Holanda) e respetivas cidades-seguidoras de Granada (ES), Bari (ΙΤ), Celje (SI), Ujpest (HU), Ioannina (GR) e Hvidovre (DK)

 

Programa:

9:00 – Receção dos participantes

9:15 - 9:30 – Sessão de abertura
- Fundação Eugénio de Almeida

- Câmara Municipal de Évora*

9:30 - 10:45 – Pobreza Energética nas cidades
- ADENE – Matriz de pobreza energética
- FEA – Caracterização Contexto de inovação social na cidade
- CM Évora – Contexto habitação na cidade e relação com pobreza energética * 

10:45 - 11:15 – SocialWatt
- Sessão dedicada ao projeto europeu SocialWatt. O que é a pobreza energética e quais os principais problemas que esta provoca. Apresentação de ferramentas do SocialWatt e dos esquemas  implementados no âmbito do projeto, assim como outras possíveis soluções.

11:15 - 11:30 – Coffee break

11:30 - 12:30 – Debate: O foco no resposta social e dificuldades no contexto da transformação digital e transição energética

- Decsis – transformação digital
- Universidade de Évora – transição energética
- Organizações do 3º setor e resposta às necessidades digitais e energéticas

12:30 - 13:30 – Soluções POCITYF e o seu papel na mitigação da pobreza energética
- EDP - Sessão dedicada a apresentar 2/3 soluções do POCITYF e recolher feedback dos participantes sobre o potencial das soluções e eventuais pontos fortes/fracos das soluções para serem comercializadas.
- Decsis - Próximos passos para organizações do terceiro setor e famílias
- Lançamento portal ENGAGE POCITYF

13:30–Encerramento e Almoço (gratuito)

 

* A confirmar

Mais informações sobre o projeto POCITYF

Inscreva-se AQUI

Participação gratuita mediante inscrição prévia até ao dia 16 de janeiro.

 

O POCITYF é financiado pelo programa Horizon 2020 acordo N° 864400.

 

Organização: Projecto POCITYF
De 20.01.2023 | 09:30 a 20.01.2023 | 13:30