Preparação do site da Plataforma de Sais Fundidos de Évora
Cátedra Energias Renováveis, Universidade de Évora, assinam acordo de cooperação com o Instituto de Investigação Solar do Centro Aeroespacial Alemão (DLR)

A Cátedra Energias Renováveis - Universidade de Évora assinaram um acordo de cooperação com o Instituto de Investigação Solar (Institute of Solar Research) do Centro Aeroespacial Alemão (German Aerospace Center DLR). Estas entidades irão cooperar na pesquisa e investigação no campo das tecnologias de concentração solar para a produção de electricidade.

O primeiro empreedimento conjunto será o estabelecimento da Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP). Está localizada na Herdade da Mitra/Évora, onde os principais componentes, tais como tanques de armazenamento e gerador de vapor estão já instalados.

Em cooperação com um grupo de empresas e indústrias alemãs, esta plataforma será complementada com um loop de concentradores solares cilindro-parabólicos com 500m. Esta instalação está projetada para um capacidade de 1,8 MWth e tem início operacional previsto para o verão de 2016.

Esta Plataforma terá um papel fundamental no futuro desenvolvimento da tecnologia de sais fundidos, sendo uma plataforma versátil para parceiros académicos e indústria e o desenvolvimento e demonstração de processos e componentes inovadores em ambiente da vida real.

Nos próximos anos estes dois parceiros irão juntar forças em futuros projetos que ajudem a colmatar o espaço entre o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a sua aplicação comercial.

Publicado em 03.07.2015