A Concentração Solar e o Futuro

Vai realizar-se  na Universidade de Évora, nos próximos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2016, o 3° Simpósio promovido pelo Instituto Português de Energia Solar em colaboração com a Universidade de Évora, com o LNEG e com o projeto STAGE-STE (http://www.stage-ste.eu/), intitulado: A Concentração Solar e o Futuro.

A Energia Solar tem um grande futuro à sua frente, em aplicações térmicas (por exemplo em calor de processo industrial), na produção de eletricidade por via térmica e outras (produção de combustíveis), todas elas tendo em comum a necessidade de concentração de energia solar para obtenção de temperaturas elevadas. A Ciência e a Tecnologia relevantes têm feito grandes progressos, em Portugal e a nível Europeu. Em particular no âmbito do projeto europeu STAGE-STE que explora ativamente  as principais frentes de desenvolvimento relevantes para a Ciência e Tecnologia do sector. Alguns dos seus mais destacados líderes científicos farão as suas apresentações no Simpósio.

O Simpósio pretende apresentar a visão da Industria do Sector e promover uma discussão com outras Associações das Renováveis em Portugal, ajudando o sector a desenvolver-se de uma forma mais equilibrada e o Governo a encontrar as políticas certas para que isso aconteça, com a brevidade que se deseja.

Decorrerá ainda uma visita às plataformas de ensaio de concentradores solares de grande dimensão e ao campo de ensaio de concentradores com recurso a sais fundidos, como fluido de extração de energia e de armazenamento, em desenvolvimento na Universidade de Évora.

Esperamos também  poder contar com a presença de membros do Governo Português da área da Energia, em particular do Exmo. Sr. Secretário de Estado de Energia que já convidámos.

Em anexo juntamos o programa do Simpósio e condições de inscrição. Para mais informações contate-nos através de secretariado.ipes@uevora.pt ou aceda ao website do evento (http://www.3simposio-ipes.uevora.pt).

Esperando vê-la(o) em Évora a participar no 3º Simpósio de Energia Solar, apresento os  meus melhores cumprimentos

Manuel Collares Pereira

(Presidente da Direção do IPES)

Organização: IPES