Artigo de opinião pelo titular da Cátedra Energias Renováveis, Professor Manuel Collares Pereira, na revista Ambiente online (27 Setembro 2016).
Manuel Collares Pereira: Um comentário sobre tarifas bonificadas e política energética
"Tem havido uma reacção forte contra o uso do instrumento “tarifas bonificadas” (prime feed-in tariffs), como sendo qualquer coisa a evitar a todo o custo no futuro.
Concordando com a crítica de que houve algum abuso deste conceito e da sua aplicação no passado, não posso deixar de pensar que a sua não consideração no futuro, com base numa recusa liminar, é uma atitude injustificada.
Quando bem aplicado, este conceito permite corrigir as assimetrias de mercados que não estão nivelados e que, assim, impedem completamente a penetração de tecnologias alternativas e de novas ideias. A bondade dessas ideias e alternativas, uma vez estabelecida, necessita de ter formas de vencer a barreira do desnivelamento. Ora isso não acontece, ou pelo menos não acontece atempadamente, quando se deixa um mercado distorcido que favorece o passado, sem se ter em atenção a necessidade urgente de se caminhar para um futuro diferente. A ênfase está em “distorcido”. "
continuar a ler o artigo em Ambiente online