Nota de Pesar - Professor Ari Rabl

Nota de pesar pela morte do Professor Ari Rabl

A toda a comunidade científica,

A Cátedra Energias Renováveis (CER)  vem expressar o seu mais profundo pesar pela morte do Professor Ari Rabl.

O Professor Ari Rabl foi uma figura proeminente da Ciência, tendo dedicado a sua vida a temas como Energia (em particular Energia Solar e Conservação da Energia), Impactes Ambientais, Economia Ecológica, entre outros. Doutorou-se em Física em Berkeley e trabalhou na Argonne National Laboratory e no NREL – National Renewable Energy Laboratory (quando ainda se designava por SERI no Colorado). Nos últimos anos foi Cientista Sénior no Centre Energétique et Procédés of the Ecole des Mines em Paris. Publicou mais de 150 artigos com revisão em peer-review bem como muitas dezenas de artigos (apresentações) em conferências internacionais. Foi também autor de 10 patentes. Foi o autor de um dos livros mais conceituados da Energia Solar Active Solar Collectors and Their Applications (Oxford Press)e co-autor do livro Heating and Cooling of Buildings: Design for Efficiency, um dos livros mais importantes publicados nesta área . Foi Coordenador de vários projectos de investigação internacionais a nível europeu e nos E.U.A. Era membro da ASME e foi ainda membro  de várias organizações tais como a International Solar Energy Society, Society of Risk Analysis,  International Society of Environmental Epidemiology, Federation of American Scientists e ainda a American Physical Society.

Foi sem dúvida uma das figuras mais relevantes da área da  Energia Solar a nível mundial, tendo contribuído significativamente para o avanço da mesma em vários tópicos: lagos solares, non-imaging optics aplicada a concentradores solares, estatística da radiação solar, dessalinização, etc.

O Professor Ari Rabl trabalhou desde os anos 70 do século passado, e em muitas ocasiões,  com o titular da CER, Professor Manuel Collares-Pereira, com quem desenvolveu inúmeros trabalhos na área da radiação solar, da óptica dos colectores solares de concentração, do comportamento térmico e da engenharia de sistemas solares.  A CER teve ainda o prazer de recebê-lo no ano de 2012, tendo o Professor Ari Rabl aproveitado para conhecer o trabalhado desenvolvido pela CER na U. Évora e proferir uma importante conferencia sobre algumas das suas contribuições recentes na área dos Impactes Ambientais, área à qual se dedicou nos últimos anos.

A CER expressa uma vez mais o seu pesar pelo desparecimento do Professor Ari Rabl e presta homenagem ao seu trabalho e legado.

Évora, 2016/12/30

Publicado em 30.12.2016