Susana Rodrigues
UE lança Instituto Português de Energia Solar

A Universidade de Évora quer criar o Instituto Português de Energia Solar (IPES), um interface entre a academia e as empresas, que tem como objectivo o desenvolvimento de tecnologia e de conhecimento da Universidade para colocar à disposição das empresas. Na UE estiveram empresas da área da energia solar e instituições de investigação para conhecer o projecto e onde manifestaram interesse em integrar aquele que será o primeiro instituto português dedicado a esta área.

Com a primeira licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis e com a primeira cátedra dedicada a esta matéria, a Universidade de Évora teve a iniciativa de criar o IPES, numa região do país que tem recebido projectos importantes na área da energia solar. Numa primeira reunião, onde foi avaliado o interesse de um conjunto de grandes empresas portuguesas na área da energia solar e de instituições de investigação, foram discutidos os objectivos e os estatutos deste instituto, bem como foram ouvidas contribuições dos potenciais associados.

A transferência do conhecimento entre a universidade e as empresas é, segundo o Reitor da Universidade de Évora, Prof. Carlos Braumann, o objecto principal do Instituto o que faz dos empresários uma das“peças fundamentais”.

Para o titular da Cátedra BES, Prof. Manuel Collares Pereira, “a adesão foi muito boa. Todos se manifestaram interessados e reconheceram o grande mérito desta iniciativa. Agora vamos trabalhar no sentido de caminhar para uma definição mais afinada e que nos vai permitir criar o IPES”.

O IPES pretende ser aglomerador, congregando os esforços de todos os intervenientes, através da cooperação e do trabalho em conjunto.

Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 06.05.2011