Noite Europeia dos Investigadores | Évora

A Universidade de Évora (UÉ), parceira do projeto Noite Europeia dos Investigadores (NEI) escolheu como tema, a «Ciência na Cidade», e apresentou durante este ano um programa de actividades que decorreram em locais emblemáticos da cidade de Évora.

O projecto culmina agora com uma grande montra científica agendada para o próximo dia 27 de Setembro, em plena Praça do Giraldo.

A iniciativa, que decorre este ano nas cidades de Évora, Braga e Lisboa, pretende aproximar a sociedade civil à ciência, e sobretudo, fazer com que a sociedade compreenda a necessidade de existir ciência, de existir investigação e os benefícios desta no nosso quotidiano.

A temática escolhida para a edição 2019 da NEI em Évora, procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando-se a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como factor essencial à sustentabilidade.

Lançada em 2005, actualmente bianual, a iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, pretende celebrar a Ciência e aproximar investigadores e cidadãos.

Para Maria de Fátima Nunes, Professora e coordenadora do projecto na UÉ, o intuito é “demonstrar que fazemos ciência com cidadania, até porque, a comunidade científica deverá ser capaz de responder às necessidades actuais da sociedade e comunicar a ciência de forma clara e objectiva”, acrescentando ainda que, “esta é uma excelente oportunidade de dinamizar a cidade e mostrar a todos, sobretudo aos mais jovens, a cultura e o imaginário científico”, agradecendo à vasta equipa que garantiu as condições para a realização deste evento.

Saiba + https://noitedosinvestigadores.org/

Em 27.09.2019