Maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa com o apoio da Universidade de Évora
Cátedra Energias Renováveis

O maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa é promovido pela EDIA, será instalado no Alqueva e está a ser desenvolvido em colaboração com a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora.

Este projeto terá 10 centrais fotovoltaicas flutuantes, num total de 50 MW de potência, instaladas junto às estações elevatórias da rede primária do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e ocuparão uma área com cerca de 50 hectares sobre a água.

A Cátedra Energias Renováveis é responsável pelas suas especificações técnicas, com foco no seu design, características técnicas, ensaios e monitorização.

O orçamento global para este projeto é de 50 milhões de Euros, financiado pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa e pela EDIA.

Publicado em 23.10.2019