Projeto POCITYF
Campanha #CityFromMyWindow
POCITYF lança campanha nas redes sociais em resposta a COVID-19

A “Cidade da minha janela” (#CityFromMyWindow) é a nova campanha lançada pelo projeto POCITYF – A POsitive Energy CITY Transformation Framework, em cooperação com a Lighthouse Smart Cities, em resposta ao surto de COVID-19.

Quando muitos cidadãos europeus são obrigados a ficar em casa como medida para combater o coronavírus, a campanha #CityFromMyWindow pede que as pessoas tirem uma fotografia da sua cidade, a partir das janelas das suas casas, e a compartilharem as imagens nas redes sociais, usando a hashtag #CityFromMyWindow na publicação.

Com esta campanha, o projeto POCITYF acredita que esta é uma boa maneira de enfatizar a necessidade de ficar em casa durante a pandemia de COVID-19, mas também uma forma de ajudar as pessoas a sentirem-se mais próximas durante as medidas de distanciamento social e de mostrar as cidades de uma perspetiva diferente, com uma diversidade de fotografias incomuns.

O POCITYF é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, que envolve 46 parceiros de 13 países e reconhece a urgência de tornar as cidades-património mais sustentáveis e resistentes às mudanças climáticas, melhorando a vida e o bem-estar de seus cidadãos.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é uma das instituições parceiras do projeto, e a cidade de Évora é, em conjunto com Alkmaar (Países Baixos), uma das duas cidades-piloto onde serão testadas experiências de desenvolvimento de zonas com saldo energético positivo. As soluções encontradas nesses contextos delicados de locais históricos devem ser posteriormente replicadas por um conjunto de seis outras cidades: Granada (Espanha), Bari (Itália), Celje (Eslovénia), Ujpest (Hungria), Ioannina (Grécia) e Hvidovre (Dinamarca).

Publicado em 08.04.2020