Aplicação "Generation Solar"
GRECO quer criar comunidade de investigação em energia solar

A aplicação digital de ciência cidadã “Generation Solar”, desenvolvida pelo projeto GRECO e divulgada publicamente a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, pretende constituir-se como uma combinação única de informação para investigação científica, apoio a tecnologias de informação e envolvimento cidadão numa rede de investigação.

A versão para website já se encontra acessível e dia 4 de maio será disponibilizada uma versão na App Store (IOS e Android). Nesta app, os cidadãos são convidados a tornarem-se “detetives de energia solar” e a registarem todas as instalações solares que puderem, independentemente das dimensões, e podem convidar outros cidadãos a utilizar a aplicação. Ao funcionar como um banco de dados de instalações fotovoltaicas, a aplicação possibilitará a troca de dados entre os proprietários de instalações, mas também permitirá a alimentação de dados em modelos científicos para eficiência de energia.

Com esta iniciativa, o GRECO pretende criar uma comunidade de energia solar, promover a consciência sobre a energia fotovoltaica na sociedade, aumentar o banco de dados global sobre geração de energia solar, e contribuir para melhores modelos científicos de eficiência energética.

No mapa da aplicação no website “Generation Solar” disponível online já é possível encontrar algumas instalações fotovoltaicas, como os sistemas fotovoltaicos da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, encontrando-se acessível mais informação estatística exclusiva para utilizadores registados.

O GRECO é um projeto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), e que tem como principal objetivo promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

Publicado em 22.04.2020