Linkedin CER-UÉ
Dia Mundial do Sol assinalado com adesão a rede social

Hoje, Dia Mundial do Sol, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) inicia a sua presença na rede social Linkedin. Esta data, proclamada para promover a energia solar, é significativa para um centro de investigação que tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações de energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia num contexto de transição energética.

A atividade de investigação da CER-UÉ encontra-se focada na energia solar fotovoltaica e energia solar térmica, armazenamento de energia térmica ou elétrica, fornecimento de energia solar para a indústria e agricultura, e estratégias de integração de recursos solares e sistemas de energia, para além da geração de eletricidade termossolar.

A CER-UÉ encontra-se envolvida no desenvolvimento de diferentes concentradores solares, com utilização de conceitos de ótica não formadora de imagem, área em que detém competências específicas e experiência, aplicados a concentradores lineares do tipo Fresnel, a concentradores pontuais explorando conceitos como beam down e a concentradores parabólicos compostos de tipo estacionário ou quase-estacionário para aplicações de temperatura média. Estas atividades de investigação em energia solar de concentração inserem-se no âmbito de atuação da INIESC - Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração, que integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (RNIE), que é liderada pelo CER-UÉ, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG).

Na sua intervenção recente, a CER-UÉ conseguiu alcançar importantes avanços no desenvolvimento de uma infraestrutura de investigação no domínio do uso de sais fundidos na geração de eletricidade termossolar, encontrando-se a concluir a estrutura do loop hidráulico e dos sistemas elétricos da central de demonstração Évora Molten Salt Platform (EMSP), em articulação com projetos como HPS2 e MS-OPERA.

No seu campo de atuação, a CER-UÉ desenvolve intervenções em áreas como o ensaio de coletores solares para a geração de calor de processo industrial, manutenção e otimização de sistemas fotovoltaicos, com aplicação de técnicas de reparação de módulos, sistemas de armazenamento e aplicações diferenciadas, promoção de atividades de tratamento de água, atividades de capacitação e cooperação, e participação em redes de cooperação internacionais entre infraestruturas de investigação.

Áreas que se encontram vertidas num diversificado portefólio de projetos:

ALFR Patente – Pedido de Patente para concentrador solar Advanced Linear Fresnel Reflector

O objetivo central deste projeto é apoiar o Pedido de Patente Europeia Nº 3524901: “Compact Linear Fresnel Reflective Solar Concentrator Design for Direct Molten Salt Operation as Heat Transfer Fluid in Evacuated Tubes”. O projeto comporta o suporte material e financeiro para os custos inerentes ao pedido de patente, contando com financiamento Portugal 2020 (ALT20-03-0145-FEDER-040164).

ALFR-Alentejo – Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico

O objetivo deste projeto é implementar a construção, ensaio e análise de um protótipo de concentrador solar ALFR (Advanced Linear Fresnel Reflector) para produção de eletricidade por via termossolar e acoplá-lo a sistemas de armazenamento térmico com misturas de sais fundidos, de modo a operar a temperaturas acima de 500ºC, e modo a aumentar a eficiência de conversão de energia solar. Tem financiamento Alentejo 2020, com nº 039487.

EERES4WATER - Promoting Energy-water Nexus resource efficiency through Renewable Energy and Energy Efficiency

Projeto INTERREG Atlantic (EAPA_1058/2018) que pretende envolver estruturas institucionais, técnicas e sociais na promoção do uso de fontes de energia renováveis e da eficiência energética no ciclo da água. Procura disponibilizar as ferramentas e instrumentos necessários para superar os desafios do nexo-Energia-Água, com recomendações, soluções tecnológicas inovadoras, apoio aos serviços e à decisão, cooperação, disponibilização de informação e sensibilização.

ENBRAIN - Building capacity in Renewable and sustAINable ENergy for Libya

O ENBRAIN é um projeto Erasmus+: Ação-Chave 2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (nº 585221) que visa a capacitação do Ensino Superior na área das energias renováveis em universidades líbias. Parte da premissa de que o desafio da sustentabilidade exige a necessidade de energia para a redução das desigualdades, sendo as instituições de ensino atores fundamentais para criar e capacitar novas gerações.

GRECO - Fostering a Next Generation of European Photovoltaic Society through Open Science

O GRECO é um projeto multinacional de investigação-ação, financiado pelo programa H2020, com nº 787289, que tem como objetivo principal a aplicação prática do conceito de Ciência Aberta e de outras abordagens como a Investigação e Inovação Responsável ou a Ciência Cidadã a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

HPS2 – High Performance Solar 2

Este projeto tem como objetivo a análise de eficiência e fiabilidade das centrais parabólicas com sal fundido como meio de transferência de calor a altas temperaturas, em substituição da utilização de óleo térmico como modo de transferência de calor gerado pela radiação solar. Os sais fundidos comportam vantagens em relação ao nível dos custos mais reduzidos e do potencial de aquecimento a temperaturas máximas mais elevadas (até 560º).

INSHIP – Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes

O INSHIP (H2020 – GA 731287) visa a definição de uma agenda comum europeia de investigação e inovação que envolva as grandes instituições de investigação europeias, com atividade reconhecida na área de calor de processo solar, através de uma estrutura integrada que tem como objetivos: maior eficácia e intensidade de cooperação entre instituições; alinhamento de programas nacionais de investigação e financiamento; identificação de lacunas e duplicações; e transferência de conhecimento para a indústria.

NEWSOL – New StOrage Latent and sensible concept for high efficient CSP Plants

É um projeto H2020 (GA 720985), cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras de armazenamento térmico de energia, com recurso a novos materiais funcionais e avançados, com fluídos térmicos, meios de armazenamento sensíveis e materiais isolantes, em dois conceitos de armazenamento em tanque único com separação por thermoclime e em módulo de betão. Comporta ainda a validação do desempenho de diferentes tipos de materiais.

PEARLPV – Performance and Reliability of Photovoltaic Systems: Evaluations of Large-Scale Monitoring Data

O principal objetivo do PEARLPV é melhorar o desempenho energético e a fiabilidade dos sistemas de energia solar fotovoltaica, conseguindo-se alcançar custos mais baixos de eletricidade produzida por sistemas fotovoltaicos, maior rendimento de energia, maior tempo de vida útil além dos 20 anos especificados pelos produtores, e redução na perceção de risco de investimentos em projetos fotovoltaicos. Este projeto é uma EU COST Action (CA16235).

POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework

O principal objetivo deste projeto H2020 (nº864400) é apoiar as cidades históricas a ficarem mais verdes, inteligentes e habitáveis, sem pôr em causa as suas heranças culturais, através do estabelecimento de um conjunto de Blocos de Energia Positiva, nos quais a produção de energia renovável deve ser superior ao consumo, em termos de média anual. Estas experiência iniciaram-se em duas cidades-piloto: Évora e Alkmaar, sendo posteriormente replicadas em seis outras cidades europeias.

SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase

O SFERA-III (H2020 nº823802) procura dar continuidade aos projetos SFERA 1 e SFERA 2, e reforçar a sustentabilidade das atividades das infraestruturas europeias de investigação na área de energia solar concentrada avançada. Comporta a atuação em rede e a cooperação entre infraestruturas de investigação, comunidade científica, indústria e outros interessados; atividades transnacionais para investigadores europeus; e atividades de investigação conjunta.

Publicado em 03.05.2020