EERES4WATER
Primeira reunião do projeto EERES4WATER aborda avanços técnicos

A primeira reunião de associados do projeto EERES4WATER teve lugar à distância, através de plataformas digitais, e serviu para apresentar os avanços das atividades técnicas durante o primeiro ano de execução.

Neste projeto, a Universidade de Évora (Portugal) está a coordenar as atividades relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis para sistemas de gestão de água, como o uso de energia das ondas para dessalinização, tratamento de águas residuais por fotocatálise solar, centrais fotovoltaicas flutuantes para bombeamento de água, fornecimento de energia fotovoltaica para centrais de dessalinização, e recuperação de energia utilizando microturbinas.

Os franceses do Campus E.S.P.R.I.T. Industries (GIP-Redon) empreenderam um estudo de viabilidade para melhorar a eficiência energética dos processos de enchimento e de esvaziamento de tanques de água potável. Este estudo pretende otimizar os fluxos energéticos que ocorrem nos sistemas de regulação de pressão. Numa primeira análise, para uma localização específica na Bretanha, revelou um potencial de poupança de 40.000 kWh/ano, através do uso adequado dos fluxos de energia.

Em Espanha, o Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) promoveu uma análise das instalações de dessalinização por osmose inversa mais eficientes na atualidade, incluindo a redução do consumo de energia e oportunidades de otimização. Esta informação permitirá desenhar um sistema estrutura de osmose inversa para centrais de dessalinização, com elevados critérios de eficiência energética. A Universidade de Sevilha também avaliou as oportunidades de aumento de eficiência energética em centrais de dessalinização, através da adoção de processos baseados em gradientes de salinidade, como a osmose retardada por pressão e eletrodiálise inversa.

A equipa da Universidade de Cardiff tem trabalhado no melhoramento da modelação de organismos indicadores de contaminação fecal (FIO, conforme a sigla em inglês) em águas costeiras e fluviais, através da melhoria da representação das fontes de origem e dos processos de decomposição destes organismos em ambiente natural.

Todos estes avanços permitirão reduzir o impacto ambiental dos processos do ciclo da água, melhorando o quadro técnico para a incorporação de energia renovável e eficiência energética.

O EERES4WATER é um projeto coordenado pela Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA) e cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que teve início em abril de 2019, com o objetivo de otimizar a gestão do ciclo da água na região atlântica (Espanha, Portugal, Irlanda, França e Reino Unido).

O consórcio do projeto inclui 11 organizações destes 5 países europeus. De Espanha participam CTA, Universidade de Sevilha, CIEMAT-PSA, Instituto Tecnológico das Canárias, e Brinergy Tech. A Irlanda tem dois representantes: University College Cork (UCC) - MaREI e Resolute Marine (RML), assim como Portugal, que conta com a ENERAREA e Universidade de Évora – Cátedra Energias Renováveis (CER-UÉ). O parceiro do Reino Unido é a Universidade de Cardiff e de França é a Campus E.S.P.R.I.T. Industries (GIP-Redon).

Publicado em 22.05.2020