Greco - Generation Solar
Investigadores acreditam que 'mobile' pode aumentar participação

A aplicação de ciência cidadã Generation Solar, desenvolvida no âmbito do projeto GRECO – Fostering a New Generation of European Photovoltaic Society through Open Science encontra-se disponível em App Store.

Uma novidade que veio complementar a versão web e que poderá contribuir para o aumento de inscrições e de participação da comunidade internacional do setor fotovoltaico, uma vez que o “uso de computadores não será propício para atividades de ‘lazer’ e o formato web, embora possa ser acedido no mobile, não é confortável”, defende Ana Belén Cristóbal, coordenadora internacional do projeto GRECO. “Pensamos que as aplicações facilitarão o uso e experiência do utilizador”, acrescenta a investigadora do Instituto de Energia Solar da Universidad Politécnica de Madrid (IES-UPM)

app Generation Solar “permite ligar diretamente investigação e cidadãos”, revela o investigador Luís Fialho, da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), instituição portuguesa parceira do projeto GRECO. Esta ponte entre a ciência e públicos mais amplos vem preencher uma dupla função junto desses públicos. Para Luís Fialho, a app vem responder de forma ágil, eficiente e divertida a algumas perguntas dos utilizadores e proprietários de instalações fotovoltaicas: “A maioria dos cidadãos que possuem este tipo de tecnologia não são especialistas e debatem-se com questões como: Estará a produzir a energia que deveria? Estará a operar corretamente? Aquela sombra nos painéis fotovoltaicos traz problemas? Com esta app podem encontrar algumas respostas e de um modo lúdico participar em jogos neste contexto normalmente não associado a eles.”

Por outro lado, vem colmatar uma necessidade sentida pelos investigadores, que necessitam de “estudar soluções ad-hoc para gestão da rede quando a energia distribuída e intermitente é instalada em larga escala e não há um banco de dados público ao qual possamos aceder para obter esses dados”, acrescenta Ana Belén Cristóbal. Certo é que apesar de algum entusiamo na adesão, nomeadamente entre a comunidade portuguesa, o projeto está ainda distante dos números necessários para ter impacto a nível científico. Segundo Ana Belén Cristóbal, “precisamos de atingir pelo menos duas ou três mil instalações para ter um impacto real para os investigadores”.

Na primeira fase, a equipa do projeto GRECO deparou-se ainda com alguns problemas que bloquearam a adesão de mais utilizadores e que estão a ser solucionados. Mas a coordenadora do projeto não hesita em defender que, “de qualquer forma, como no caso da aplicação para a web, incentivamos qualquer cidadão que utilize o Generation Solar a entrar em contato connosco nesta primeira etapa para relatar qualquer problema com o registo de novas instalações, para que possamos agir rapidamente e resolver qualquer problema técnico.”

O GRECO é um projeto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da CER-UÉ, e que tem como principal objetivo promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

Publicado em 27.05.2020