Revista Water
Investigadoras da UÉ são editoras convidadas de edição especial

A investigadora da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) Maria Helena Novais e a professora Manuela Morais, do Departamento de Biologia da UÉInstituto de Ciências da Terra (ICT), são editoras convidadas de uma edição especial da revista Water, dedicada a “Ecossistemas aquáticos interiores e conservação” ["Inland Aquatic Ecosystems and Conservation"].

Esta edição especial integra-se na secção “Sistemas Aquáticos - Qualidade e Contaminação” e abordará diferentes ações para a conservação dos ecossistemas aquáticos interiores, que se encontram expostos a inúmeras ameaças, como práticas desadequadas de uso do solo, poluição, espécies invasoras ou mudanças climáticas, que provocam a disrupção do funcionamento normal de processos ecológicos e a degradação da biodiversidade e qualidade da água. Segundo as investigadoras, este número encontra-se focado na receção de artigos que foquem a “melhoria de conhecimento e a divulgação de práticas eficazes para mitigar as ameaças antropogénicas, e a proposta de soluções que promovam a resiliência dos ecossistemas aquáticos e contribuam para a biodiversidade aquática”.

A revista aceitará a submissão de artigos até dia 1 de fevereiro de 2021.

Maria Helena Novais é investigadora na CER-UÉ, onde desenvolve trabalho no projeto EERES4WATER – Promoção da eficiência do Nexus Energia-Água com Energia Renovável e Eficiência Energética, que tem financiamento INTERREG Atlantic (EAPA_1058/2018) e que pretende envolver estruturas institucionais, técnicas e sociais, de modo a promover o uso direto de fontes de energia renováveis e a eficiência energética no ciclo da água, através de uma influência sobre as políticas e a introdução de novos processos e tecnologias.

Publicado em 01.06.2020