RNIE com versão atualizada
INIESC integra Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico

A Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), coordenada pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG), é uma das 56 infraestruturas portuguesas que integram o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIE).

A INIESC, que é uma das quatro infraestruturas de investigação na área de Energia que constam da versão atualizada do Roteiro, encontra-se focada na conversão térmica de energia solar a média e alta temperaturas, com o objetivo de desenvolver tecnologias para Energia Solar de Concentração. A partir destes sistemas de concentração, aborda também as suas potenciais aplicações em campos diversos como a dessalinização ou tratamento de água, o calor de processo para a indústria, a produção termoelétrica e os combustíveis solares, com promoção de transferência de tecnologia para a indústria.

A Universidade de Évora (UÉ) integra os consórcios de sete infraestruturas nacionais de investigação de interesse estratégica, sendo a instituição coordenadora em duas dessas infraestruturas. A CER-UÉ é a responsável pela INIESC, enquanto que o Laboratório HERCULES, coordena infraestrutura E-RIHS.PT. Números que fazem da UÉ uma das oito universidades do país responsáveis pela coordenação de mais do que uma infraestrutura de investigação.

A atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico comporta a inclusão de 16 novas infraestruturas, integradas em abril de 2020, correspondendo a um alargamento de 40 para 56 infraestruturas de investigação, organizadas em seis domínios temáticos: Energia, Ambiente, Saúde e Alimentos, Ciências Físicas e Engenharia, Inovação Social e Cultural, e Infraestruturas Digitais.

Pode consultar o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico em formato digital

Publicado em 21.07.2020