EU PVSEC 2020
CER-UÉ em conferência internacional de solar fotovoltaico

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) esteve presente na European PV Solar Energy Conference and Exhibition (EU PVSEC 2020), que decorreu em ambiente online entre 7 e 11 de setembro, com a comunicação “Vanadium Redox Flow Battery Modelling and PV self-consumption strategy optimization” ("Modelação da bateria de fluxo redox de vanádio e otimização com a estratégia de autoconsumo fotovoltaico"), de Ana Catarina Foles, Luís Fialho, Manuel Collares-Pereira e Pedro Horta.

A comunicação, realizada por Ana Catarina Foles, doutoranda em Engenharia Mecatrónica e Energia, expõe um modelo que descreve o comportamento elétrico da bateria de fluxo redox vanádio que está a operar numa das microrredes na Universidade de Évora (capacidade energética de 60 kWh / potência nominal de 5 kW), e o seu controlo otimizado, com a integração numa estratégia de gestão de energia (maximização de autoconsumo fotovoltaico). O modelo foi simulado e validado experimentalmente, apresentando uma precisão satisfatória.

De acordo com a investigadora da CER-UÉ, este modelo “possibilita um maior desenvolvimento das estratégias de gestão de energia, considerando a otimização dos parâmetros internos da bateria”. Uma vez que a “implementação de um controlo com rápida resposta, permite lidar com as intermitências do solar, desenvolvendo controlos mais rápidos e mais eficientes”, acrescenta.

A EU PVSEC, que teve este ano a 37ª edição, é uma das mais conceituadas conferências do ramo da energia solar fotovoltaica, onde participam centros de investigação e algumas empresas, para partilha dos seus mais recentes resultados científicos na área.

Publicado em 15.09.2020