SolaQua
Projeto SolaQua inicia trabalho de consórcio

A reunião de lançamento do projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, devido à atual situação de pandemia de Covid-19 na Europa.

O SolaQua é um projeto que tem como objetivo o aumento da quota de energias renováveis na Europa, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência, que permitirá o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções com base em combustíveis fósseis existentes.

Numa fase inicial, o projeto tem o objetivo de produzir sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para a adoção do mercado de irrigação solar, através da definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental. Na fase 2, o projeto incidirá na implementação de um plano de disseminação e comunicação, sobre irrigação solar e sobre o plano de exploração do SolaQua, direcionado para partes interessadas na Europa e norte de África. Este plano, que contempla um instrumento de apoio a ser replicado das autoridades públicas a investimentos em irrigação solar, permitirá o desencadear de um mercado funcional de irrigação solar.

Na reunião de lançamento do projeto, depois de um primeiro dia dedicado às linhas estratégicas de gestão, aspetos técnicos e organizacionais, e à apresentação da coordenação do projeto, parceiros e Project Officer da Comissão Europeia, o segundo dia foi dedicado à distribuição de responsabilidades, através da organização e estruturação dos objetivos do projeto SolaQua em Grupos de Trabalho e respetivas tarefas.

De acordo com esta planificação, a Cátedra Energias Renováveis estará diretamente envolvida em todos os grupos de trabalho. Terá especial foco no primeiro (GT 1 – Engenharia) que incide na elaboração de um guia técnico com as melhores práticas de planeamento, instalação e operação de sistemas Irrigação Solar. O GT 2 (Ferramentas de avaliação), segmentado em dois subgrupos, aborda a avaliação ambiental e a avaliação económica, com o objetivo de produzir ferramentas de avaliação dos impactos da irrigação solar a estes dois níveis. O GT 5 – Disseminação e comunicação, comporta a produção destes materiais, nomeadamente folhetos de divulgação, um manual para os regantes, uma app para planeamento preliminar de sistemas de irrigação, e materiais audiovisuais, e ainda dois manuais de formação, para regantes e instaladores de sistemas. Nos grupos de trabalho 3 e 4, de comercialização e de políticas de regulação, o envolvimento da CER-UÉ será essencialmente como revisor dos materiais.

O SolaQua, que é apoiado pelo programa Horizonte 2020 (nº. 952879), é composto por um consórcio que agrega 11 organizações, de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia): Universidad Politécnica de Madrid, Euromediterranean Irrigators Community, Conference des Regions Peripheriques Maritimes d’Europe – Association, Consiglio dell’Ordine Nazionale del Dottori Agronomi e dei Dottori Forestali, Universidade de Évora, Universita degli Studi Veterinaire Hassan II, Departamento de Agricultura Ganaderia y Medio Ambiente. Gobierno de Aragón, Conselleria de Agricultura, Medio Ambiente, Cambio Climático y Desarrollo Rural, Abarca Companhia de Seguros SA e Calarasi County Council.

Publicado em 16.10.2020