Prémio Sustentabilidade
SolaQua recebe Menção Honrosa em Os Melhores do Portugal Tecnológico

O projeto H2020 SolAqua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond recebeu uma Menção Honrosa, na categoria de ‘Sustentabilidade’ nos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática.

Esta foi a 14ª edição de “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática, com apoio da revista Visão, que anualmente procuram distinguir as instituições, projetos e individualidades que mais contribuíram para a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica em Portugal. A Exame Informática é uma publicação de Tecnologia, fundada em 1995, disponível em papel, como revista mensal, e na internet, além de ter um programa semanal no canal de televisão SICN.

Os prémios  comportam oito categorias atribuídas pela equipa editorial da Exame Informática – ‘Marca Nacional’, ‘Marca Computadores’, ‘Marca Smartphones’, ‘Produto do Ano’, ‘Inovação’, ‘Sustentabilidade’, ‘Volt’, ‘Aplicação/Plataforma’ – e ainda o prémio ‘Personalidade’ atribuído por um júri convidado, constituído por José Tribolet, presidente do INESC, Pedro Veiga, Universidade de Lisboa; Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico; e Sérgio Magno, diretor da Exame Informática. Em cada categoria é distinguida uma entidade com o prémio relativo a essa área e são ainda atribuídas duas menções honrosas. O projeto SolaQua foi distinguido na área ‘Sustentabilidade’, que teve como vencedor o projeto Windflot e que reconheceu ainda a empresa AgroGrIN com outra Menção Honrosa.

A cerimónia de entrega dos prémios, que nesta edição de 2020 decorreu online devido à atual crise pandémica, teve lugar no dia 18 de novembro, em direto nos websites das revistas Exame Informática e Visão, e pode ser visionado nos respetivos websites e redes sociais. Pode ainda recordar a reportagem “Solaqua – Luz solar em Alter do Chão” no website da Exame Informática.

Energia solar para irrigação

O SolAqua é um projeto Horizonte 2020 (nº 952879) sustentado num consórcio transnacional que pretende aumentar a quota de energias renováveis na Europa, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. Esta irrigação solar permitirá fornecer energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.

Num quadro em que o modelo energético da agricultura europeia exige grande quantidade de energia para bombear água para as culturas de regadio, com elevados custos financeiros e ambientais, a irrigação solar dispõe de um grande potencial de aplicação, que se encontra ainda desaproveitado por razões não tecnológicas, como o desconhecimento das soluções existentes e a ausência de competências em irrigação solar entre os irrigadores, PME locais e autoridades públicas.

Numa primeira fase, o projeto pretende produzir sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para adoção do mercado de irrigação solar, como a definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental. Num momento posterior, será promovido um plano de divulgação e de comunicação, direcionado para partes interessadas na Europa e norte de África, sobre irrigação solar e sobre o plano de exploração do projeto.

O consórcio do projeto SolaQua é composto por 11 organizações de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia): Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Euromediterranean Irrigators Community (EIC), Conference des Regions Peripheriques Maritimes d'Europe (CRPM), Consiglio dell ' Ordine Nazionale del Dottori Agronomi and dei Dottori Forestali (CONAF), Universidade de Évora (UÉ), Università degli Studi di Sassari (UNISS), Institute Agronomique Veterinaire Hassan II (IAV), Gobierno de Aragón (GA), Generalitat Valenciana (GV), Consiliul Judetean Calarasi (CJC), e Abarca Companhia de Seguros SA.

Publicado em 18.11.2020