3ª chamada transnacional
SFERA-III inicia campanha de acesso livre para investigadores

O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração. Esta chamada permite o acesso livre de investigadores a 22 instalações de 12 infraestruturas de investigação em Solar Térmico de Concentração, de oito países (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Turquia). 

Em Portugal, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), membro do consórcio SFERA-III) é uma das instituições recetoras de investigadores participantes. Em Évora, será possível realizar investigação na CER-UÉ, na Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS), na Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC) e na Rede de Monitorização DNI. O período de disponibilidade para cada uma das quatro instalações é de 8 semanas de acesso.

Esta campanha oferece o acesso a amplo espetro de experiências científicas, em laboratórios e infraestruturas de investigação em campos diversos, como a geração de eletricidade solar térmica, produção de combustíveis solares, ciclos de armazenamento químicos de energia solar, tratamento de água, aquecimento e arrefecimento solar de edifícios para aumento de eficiência energética, modelação de tecnologias solares de concentração para centrais elétricas e processos industriais, síntese de materiais, fotoquímica e foto-física de alto fluxo, e caracterização do comportamento e propriedades dos materiais sob condições extremas.

Esta campanha encontra-se aberta até 31 de janeiro de 2021. As condições de participação encontram-se disponíveis e mais informações poderão ser consultadas no website do projeto SFERA-III.

O SFERA-III é um projeto H2020, financiado pelo Research Infrastructure Programme, com um consórcio de 15 instituições de nove países da União Europeia, coordenado pelo CIEMAT-PSA, que tem como principal objetivo o reforço da sustentabilidade e atividades das infraestruturas de investigação em Energia Solar de Concentração da Europa, e que procura dar continuidade ao trabalho, desenvolvido ao longo de oito anos, nos projetos SFEA 1 e SFERA 2.

Publicado em 20.11.2020