Nexo água-energia
EERES4WATER destaca tecnologia de dessalinização

O projeto EERES4WATER (Promoting Energy-Water Nexus resource efficiency through Renewable Energy and Energy Efficiency) destaca a apresentação da tecnologia de dessalinização Wave2O™, desenvolvida pela empresa Resolute Marine, na conferência de stakeholders do programa INTERREG Espaço Atlântico.

A experiência-piloto da tecnologia Wave2O™ de utilização de ondas, em águas espanholas, para dinamização de um sistema de dessalinização insere-se no propósito do projeto de promover tecnologias com uso de energias renováveis marítimas, e permitirá determinar o custo desta aplicação na Plataforma Oceânica de Canárias (PLOCAN). A seleção do local de realização de testes ocorre após a consideração dos recursos de energia das ondas, topologia e confiabilidade da operação, na sequência de seis estudos preliminares na proximidade da planta de dessalinização nas Ilhas Canárias. O período de testes via analisar os dados geotécnicos e elaborar um plano de operação descritivo das atividades realizadas, de modo a comprovar a eficácia do sistema Wave2O™.

Ainda no âmbito do trabalho de desenvolvimento técnico de soluções de eficiência energética, a Universidade de Sevilha (US) apresentou avanços relevantes no processo de osmose reversa da água do mar, dinamizada através de recursos solares fotovoltaicos e das marés, em complementaridade. Também o software de modelação de osmose retardada por pressão e de modelação de águas residuais industriais em centrais de dessalinização foi alvo de melhoramentos por parte da US.

O EERES4WATER é um projeto coordenado pela Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA) e cofinanciado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico através do Fundo Euro-peu de Desenvolvimento Regional, que teve início em abril de 2019, com o objetivo de otimizar a gestão do ciclo da água na região atlântica (Espanha, Portugal, Irlanda, França e Reino Unido).

Publicado em 19.01.2021