Ótica avançada
Investigador da UÉ editor convidado de número especial da revista Optics

Diogo Canavarro, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é o editor convidado da edição especial da revista Optics, subordinada ao tema “Nova investigação em sistemas refletores de Fresnel linear” [“Novel Research on Linear Fresnel Reflector Systems”]. A Optics é uma revista científica de acesso aberto dedicada a todos os campos das ciências e tecnologias óticas, da responsabilidade da MDPI.

Este número especial convida à apresentação de artigos sobre avanços em sistemas LFR (Linear Fresnel Reflector), um tipo específico de tecnologia de concentração solar, com ênfase em novos desenvolvimentos ópticos para esta tecnologia. São aceites artigos de investigação, de revisão e comunicações curtas. Os manuscritos, que podem ser submetidos até 31 de agosto de 2021, serão revistos por pares e os artigos aceites serão publicados em contínuo na revista, e posteriormente agregados no website desta edição especial.

De acordo com o investigador da CER-UÉ, os sistemas LFR “representam uma importante oportunidade de produção de baixo custo de eletricidade e de calor, mas necessitam de melhorar a eficiência de conversão, de forma a serem mais competitivos em comparação com outras tecnologias de solar de concentração”.

O investigador da UÉ avança que, “soluções óticas que aumentem os níveis de concentração, metodologias para otimização do campo de helióstatos, descrições analíticas de diferentes sistemas LFR, estimativas de eficiência de conversão anual ou estratégias de redução de custos são alguns dos tópicos que devem ser abordados nesta edição”.

Responsável pela equipa de Ótica Avançada, da CER-UÉ, Diogo Canavarro desenvolve ensaios de novos concentradores de foco pontual e linear, óticas secundárias, e desenho de métodos e ferramentas.

O investigador recebeu em 2014 o prémio “Viewer’s Choice” (votação pública) na primeira edição do concurso Nonimaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela Associação Americana de Ótica (OSA – Optical Society of America), com a apresentação de duas soluções para concentração solar térmica realizadas com desenho SMS (Simultaneous Multiple Surface), e para recetores tubulares em vácuo, que revelaram fatores de concentração mais elevados que os concentradores cilindro-parabólicos.

Em 2016 venceu a 8ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça, promovido pela Casa da América Latina, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a sua tese “Advances in the design of solar concentrators for thermal applications” com uma análise de concentradores solares térmicos para produção de energia, calor de processo e outras aplicações.

Publicado em 26.01.2021