Projeto de irrigação solar
SolaQua está disponível em website e redes sociais na internet

O projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond – está mais próximo dos potenciais interessados nas tecnologias de irrigação com energia solar, com a presença na internet, em website próprio e em plataformas de redes sociais.

Agricultores, empresários e trabalhadores em pequenas e médias empresas (PME), investidores, servidores públicos ou apenas curiosos dispõem agora do website SolaQua para saberem mais sobre a história, objetivos e entidades envolvidas neste projeto, e para conhecerem as oportunidades existentes no âmbito do SolaQua para os seus setores de atividade. O website está traduzido em quatro línguas (inglês, português, espanhol e francês) e disponibiliza atualizações sobre eventos em agenda, como workshops, visitas e conferências. Em complemento, o projeto SolaQua pode ser seguido através das plataformas Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube.

O SolaQua é um projeto apoiado pelo programa Horizonte 2020 (nº. 952879), que assume como objetivo o aumento da quota de energias renováveis, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. Uma solução tecnológica que poderá permitir o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.

Na primeira fase, o projeto irá produzir sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para a adoção do mercado de irrigação solar, através da definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental. A segunda fase incidirá sobre a disseminação e comunicação sobre estas tecnologias e sobre o plano de exploração do SolaQua, direcionado para partes interessadas na Europa e norte de África, de modo a desencadear um mercado funcional de irrigação solar.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é uma da 11 organizações, de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia), que integram o consórcio do SolaQua: Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Euromediterranean Irrigators Community (EIC), Conference des Regions Peripheriques Maritimes d'Europe (CRPM), Consiglio dell ' Ordine Nazionale del Dottori Agronomi and dei Dottori Forestali (CONAF), Universidade de Évora (UÉ), Università degli Studi di Sassari (UNISS), Institute Agronomique Veterinaire Hassan II (IAV), Gobierno de Aragón (GA), Generalitat Valenciana (GV), Consiliul Judetean Calarasi (CJC), e Abarca Companhia de Seguros SA.

Publicado em 02.02.2021