Reunião de Consórcio
EERES4WATER aborda direitos de propriedade intelectual

O projeto EERES4WATER organiza um Seminário sobre Direitos de Propriedade Intelectual, dia 23 de março, dinamizado por elementos do University College Cork (UCC), e direcionado para investigadores em início de carreira.

Este seminário aborda a interação entre a elaboração de artigos científicos para publicação e os pedidos de patente, e surge integrado na Reunião de Consórcio de 24 meses do projeto, que decorre entre 22 e 23 de março.

Ao longo destes dois dias, os membros do projeto apresentam e reveem os resultados nas diversas áreas e grupos de trabalho. Maria Helena Novais, da Cátedra Energias Renováveis - Universidade de Évora (CER-UÉ), realiza a revisão de resultados do Grupo 5: “Desenvolvimentos técnicos para melhoria do uso direto de fontes renováveis de energia no ciclo da água”. Noutras áreas de trabalho, os temas em destaque são “A melhoria do ambiente institucional do Nexo Água-Energia na área Atlântica”, apresentado pela portuguesa ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, e “Desenvolvimentos técnicos para soluções melhoradas de eficiência energética para o ciclo da água”, pela Universidade de Sevilha.

O EERES4WATER é um projeto financiado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa a otimização e gestão do ciclo da água na região atlântica. É coordenado pela Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA) e inclui mais 10 organizações: Universidade de Sevilha, CIEMAT-PSA, Instituto Tecnológico das Canárias, e Brinergy Tech (Espanha), University College Cork - MaREI e Resolute Marine (Irlanda), ENERAREA e Universidade de Évora (Portugal), Cardiff University (Reino Unido) e a Campus E.S.P.R.I.T. Industries (França).

Publicado em 22.03.2021