Estratégia de parcerias reconhecida na Europa
CER-UÉ colabora com três instituições do Top 5 do European Research Ranking

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) colabora, na atualidade e de forma regular, com três centros de investigação classificados no Top 5 do European Research Ranking referente ao ano de 2020.

Centre National de la Recherche Scientifique (França), que ocupa a primeira posição deste ranking, Fraunhofer Gesellschaft Zur Förderung der Angewandten Forschung E.V. (Alemanha), segundo lugar, e Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (Suíça), que surge na quarta posição, integram, em conjunto com a CER-UÉ, o consórcio do projeto SFERA III – Solar Facilities for the European Research Area, que se encontra a decorrer até ao final do ano de 2022.

Antes, estas quatro instituições trabalharam em conjunto nas redes internacionais STAGE-STE (Scientific and Tecnological Alliance for Guaranteeing the European Excellence in Concentrating Solar Thermal Energy) e SFERA II, enquanto o INSHIP (Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes) juntou portugueses, franceses e suíços. Os projetos EU-SOLARIS (European Solar Thermal Research Infrastructure for Concentrated Solar Power), NewSOL (New StOrage Latent and sensible concept for high efficient CSP Plants) e TrustEE (Innovative market based on Triust for Energy Efficiency investments in industry) integraram ainda a Cátedra eborense em conjunto com alguns destes centros de investigação europeus.

A CER-UÉ tem ainda uma estreita relação com o Deutsches Zentrum Fuer Luft – Und Raumfahrt EV, unidade alemã que ocupa a 16ª posição, através da parceria de desenvolvimento da Évora Molten Salt Platform (EMSP), infraestrutura de investigação da UÉ na área do solar térmico com utilização de sais fundidos, localizada em Évora e que se integra na Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC).

Uma rede de parceiros e de projetos que Pedro Horta, investigador titular da CER-UÉ, considera refletir “a estratégia de permanente participação desta Cátedra nas mais destacadas redes de investigação no domínio da energia solar.”

Ao longo de uma década de existência, comemorada em novembro de 2020, a CER-UÉ representou a Universidade de Évora (UÉ) em 13 de 51 consórcios europeus (25%), com um orçamento global de cerca de 92 M€ (que corresponde a 38% do orçamento global dos projetos com participação desta universidade), tendo sido ainda a entidade responsável por um dos seis projetos que tiveram coordenação de unidades da UÉ neste período.

O European Research Ranking avalia as instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, a partir de critérios como o número total de projetos em que a instituição participa, financiamento total alocado a esses projetos, número de parcerias e participação em consórcios, índices de liderança em projetos e a diversidade de áreas de investigação. Em 2020, a UÉ subiu mais de 500 lugares neste ranking, situando-se entre as 500 primeiras a nível do número de projetos, tendo integrado o consórcio de sete projetos internacionais.

Publicado em 15.04.2021