Webinar Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios
UÉ responsável pelas especificações técnicas da Central Flutuante da EDIA

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora CER-UÉ é responsável pelas especificações técnicas da Central Flutuante de Cuba-Este com foco no seu design, características técnicas, ensaios e monitorização. Esta central flutuante representa um ponto de partida e a EDIA prepara-se agora para o lançamento de um ambicioso projeto de autoconsumo com base nesta tecnologia com a participação da Universidade de Évora.

Com mais de 3 mil painéis e a ocupar uma área com um hectare, a Central Flutuante de Cuba-Este é a maior estrutura do género em Portugal, apresentando uma potência instalada de 1 MW. Megawatt o que equivale a 1.000 quilowatts ou 1.000.000 watts. A associação da produção fotovoltaica flutuante aos sistemas de regadio surge como uma interessante simbiose em que a produção elétrica acompanha as necessidades de bombagem "e beneficia ambos os sistemas com ganhos de eficiência hídrica e energética" como esclarece Luís Fialho, investigador da CER-UÉ. A redução de evaporação e a não utilização de superfícies terrestres "são outras das vantagens importantes associadas a esta tecnologia inovador" avança ainda o mesmo investigador. Esta Central flutuante de energia solar alimenta diretamente a Estação Elevatória Cuba-Este e permite descarbonizar grande parte das necessidades energéticas associadas à bombagem de alta-potência com um custo de eletricidade inferior à média do mercado nacional.

Atendendo a estas caraterísticas e num momento em que se antecipa para setembro um leilão nacional de produção solar dirigido exclusivamente para os sistemas flutuantes, a Universidade de Évora apresenta linha de investigação sobre sistemas fotovoltaicos flutuantes no webinar "Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios", um evento agendado para o dia 9 de julho, pelas 10h00, com transmissão a partir da Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este. Neste webinar organizado pela EDIA, o investigador Luís Fialho vai apresentar os trabalhos de investigação em curso, destacando-se como pioneiros em Portugal nesta temática. O webinar internacional junta um painel alargado de especialistas para discutir as suas oportunidades e desafios.

De referir que o evento conta com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e a encerrar os trabalhos, a do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, disponível na plataforma Microsoft Teams através de inscrição prévia, bastando para tal o envio de email para EDIA a solicitar acesso.

Criada em 2010, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações da energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia: indústria e agricultura, geração elétrica, transportes ou comunidades. Com importantes competências no domínio da ótica de concentração solar, a CER-UÉ lidera a INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração que, em parceria com o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P., visa o uso e desenvolvimento de tecnologias de concentração solar e de armazenamento de energia, de modo a potenciar o contributo da energia solar para a Transição Energética.

O evento estará também acessível no canal Youtube da EDIA aqui

Publicado em 07.07.2021