Cátedra Energias Renováveis participa na transição energética e digital do Porto de Sines

Foi hoje lançada a Agenda NEXUS, em cerimónia oficial organizada pela APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

A Cátedra Energias Renováveis será responsável pela análise, dimensionamento e desenvolvimento do roadmap de tecnologias de energia solar e de armazenamento de energia para o Porto de Sines, para a Transição Verde e Digital de transportes, logística e mobilidade.

Cláudio Pinto, diretor de inovação e sistemas de informação da APS, estima que, até 2030, os produtos criados no âmbito da Agenda Nexus representem um "volume de exportações de cerca de 60 milhões de euros anuais", gerando mil postos de trabalho e reduzindo em 55% a pegada de carbono do Porto de Sines.

Esta Agenda envolve um consórcio de 35 entidades e vai contar com um incentivo financeiro de 59 milhões de euros, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial (IAPMEI) do Plano de Recuperação e Resiliência.

https://nexuslab.pt/

Publicado em 24.01.2023