Cátedra Energias Renováveis e Évora Capital Europeia da Cultura
Criação artistica aliada à investigação cientifica

Com sede no Alentejo e em colaboração com importantes instituições nacionais e internacionais, a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora aposta no desenvolvimento de investigação aplicada no domínio da energia solar, nomeadamente nas formas de utilização deste recurso, depois de transformado em diferentes fontes de energia vetores.

Segundo Pedro Horta, coordenador da Cátedra, as energias renováveis são "a grande oportunidade" do Alentejo - uma das regiões europeias com maiores recursos solares. A pesquisa científica já está focada em compatibilizar essas atividades energéticas com as atividades agrícolas, melhorando a qualidade do solo e a biodiversidade.

Para o investigador, a Capital Europeia da Cultura vai trazer a Évora, e ao Alentejo, uma maior interligação entre entidades regionais, fomentando o diálogo e a cooperação entre “património, bens culturais e económicos”. Uma interação que já está em curso e na qual a ciência desempenha um papel importante, nomeadamente através de projetos que aliam a criação artística à investigação, como propõe Évora_27.

Video já disponivel aqui: https://youtu.be/X20L462_iGQ

Créditos:

Author and Interview Évora 2027 Mission Team With Pedro Horta; Direction, image and edition David Mira; Production Teorema; Original music " The Shepherd's Sky", by António Bexiga [Tó Zé Bexiga], António Pinto de Sousa, Mestre André and DJ Simas. With the participation of Vozes do Imaginário, directed by Luís Pereira. Music recording Estúdios 48 and Sistema Intravenoso. Music mixing and mastering by Luís Lucena.

Produced by Évora 2027 - European Capital of Culture

 

Publicado em 02.03.2023