A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora participa num projeto para desenvolver a cadeia de valor do hidrogénio verde na zona transfronteiriça espanha-portugal

O principal objetivo do projecto, integrado na 3ª Convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, é promover e divulgar, em conjunto com outros cinco parceiros, as virtudes e capacidades do hidrogénio verde como indústria do futuro e capacitar a sua cadeia de abastecimento para impulsionar o desenvolvimento e expansão deste vetor energético.

Évora, 24 de novembro de 2023.

A Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora participa como parceiro no projecto "FUTURETECH-H2: Promoção e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria do Hidrogénio Verde", pertencente à 3ª Convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

Através deste projeto, que será executado por um consórcio composto por um total de seis parceiros das regiões do Alentejo-Portugal e Andalucía (Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais-CATEC, Adral, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora, Fundação Nao Victoria e FEDEME como entidade líder), pretende-se desenvolver a cadeia de valor do hidrogénio verde nesta zona transfronteiriça, promovendo e divulgando, através de várias ações planeadas, as virtudes e capacidades deste vetor energético como indústria do futuro.

O futuro passa inevitavelmente pela diversidade e coexistência de diferentes tecnologias e na combinação de diferentes fontes de energia. Nesse mix energético, o hidrogénio verde destaca-se pela sua grande versatilidade e aplicação em setores como a mobilidade. Além disso, a descarbonização é um dos objetivos definidos para 2050 por muitos países, incluindo Espanha, como membro da UE, e nesse caminho, o hidrogénio assume uma posição chave.

Para contribuir para tudo isso, o projeto FUTURETECH-H2 contempla um calendário de ações a serem executadas em diferentes fases no período de 2023 a 2025.

Na primeira fase de diagnóstico, será analisada a situação atual e as tendências futuras, tanto do ponto de vista tecnológico quanto das novas oportunidades de negócios e necessidades das empresas ligadas ao setor, para posteriormente definir com precisão a cadeia de valor do setor do hidrogénio verde em seus diferentes usos. Esta ação pretende conhecer em detalhe as diferentes atividades que compõem e virão a compor o setor do hidrogénio verde do ponto de vista industrial.

Além disso, nesta primeira fase, pretende-se realizar uma implementação estratégica de novos modelos de negócios ligados ao hidrogénio verde em 10 empresas reais com possibilidades de transformação (cinco por região).

Na segunda fase, serão definidas as necessidades e serão desenvolvidos dois projetos-piloto específicos, por um lado, um dispensador fixo de hidrogénio verde para barcos no Porto de Sevilha e uma unidade de produção e armazenamento através da simulação virtual de um gémeo digital.

A terceira fase do projeto contempla o desdobramento e execução de programas formativos e de capacitação para profissionais, tanto a nível operacional quanto a nível estratégico e executivo.

Finalmente, a quarta e última fase concentrar-se-á na divulgação através da organização de eventos profissionais e webinars de troca de experiências de empresas no processo de conversão ao hidrogénio verde e no desenvolvimento de atividades de sensibilização da população.

Entre estes eventos está prevista a realização de um Fórum Hispano-Luso do H2, um grande evento internacional Espanha-Portugal que, com vocação de continuidade, além do próprio projeto, constituirá um ponto de encontro público-privado de referência que contará com a participação das empresas, entidades e profissionais ligados ao setor.

O Projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER no âmbito do programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e abrangerá até 31 de dezembro de 2025.

O FUTURETECH-H2 conta com um orçamento total de 1.366.564,9 euros.

A FEDEME já possui experiência na execução de planos com fundos similares, como comprova o sucesso do projeto INDUPYMES 4.0, liderado pelo CATEC e pertencente à 2ª Convocatória do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), desenvolvido em conjunto com outros 10 parceiros para ajudar as PMEs dos setores automóvel, naval e aeroespacial, bem como a sua cadeia de abastecimento, a integrar-se no novo conceito de fábrica digital, beneficiando até à data cerca de vinte empresas.

Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027

Aprovado pela Comissão Europeia em 22 de agosto de 2022, o Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 é o maior programa de cooperação transfronteiriça da União Europeia (UE), que receberá uma contribuição FEDER de mais de 320 milhões de euros.

Entre outros aspectos, o programa apoia a cooperação transfronteiriça através de redes entre pequenas e médias empresas para melhorar a pesquisa e a transferência de conhecimentos. Ele também financia projetos para melhorar a eficiência energética de edifícios públicos e apoia o turismo sustentável, a preservação do patrimônio cultural, a cooperação na área da saúde e a capacitação para pessoas que vivem na região transfronteiriça.

A Cooperação Territorial Europeia (ETC), mais conhecida como Interreg, é um dos dois objetivos da política de coesão da UE e fornece um quadro para a implementação de ações conjuntas e intercâmbio de políticas entre atores nacionais, regionais e locais de diferentes Estados membros.

Para mais informações:

Federación de Empresarios del Metal. FEDEME