AGROVOLTAICO
Transição energética e produção agrícola: dois desafios, uma solução

O Seminário “AGROVOLTAICO: Transição Energética e Produção Agrícola – dois desafios, uma solução”, realiza-se no próximo dia 7 de fevereiro, pelas 15h00, no Auditório 1 do Colégio Luís António Verney, em Évora.
Este seminário foca-se na temática agrovoltaica, a utilização combinada da superficie para aplicação simultânea de agricultura e de geração de eletricidade solar.

A utilização de solos para instalação de campos solares provoca uma aumento de tensão entre produção de alimentação e de energia e pode ter consequências adversas quer sociais, quer ambientais. Como resolução é importante a melhoria da eficiência da utilização dos solos através da utilização de abordagens agro-fotovoltaicas ou agrivoltaicas (AgriPV). Estes sistemas implicam a utilização combinada de terrenos para o cultivo simultâneo de culturas e a produção de energia fotovoltaica. A sua utilização, especialmente em países industriais densamente povoados, pode contribuir para a preservação de terras agrícolas produtivas, permitindo uma utilização polivalente do solo. Esta abordagem também permite a adaptação do sector agrícola às alterações climáticas, que têm o potencial de causar danos e prejuizos na agricultura.

Este seminário constitui-se enquanto ação de informação e partilha dedicada à apresentação pública da iniciativa AGROVOLTEP (cofinanciada pela UE através do Programa Interreg VI-A España-Portugal, POCTEP, 2021-2027), e de uma solução replicável, que visa promover o agrovoltaico e as sinergias entre produção energética e produção agrícola, desenvolver e demonstrar soluções técnicas eficazes pela instalação de duas unidades piloto, e disponibilizar ferramentas e serviços de apoio para a sua implementação.

Programa (provisório):

15h00 _ Receção de participantes

15h30 _ Boas-vindas e Introdução (Universidade Évora, CIMAC)

15h45 _ AGROVOLTEP: O Projeto (Fundación MUSOL) Objetivo, ações, produtos, oportunidades de participação

16h15 _ O Potencial do Agrovoltaico Ponto de vista técnico e prático sobre o modelo agrovoltaico (produção agropecuária e fotovoltaica), e o seu potencial na região (Univ. Évora)

16h45 _ Oportunidades e Desafios do agrovoltaico no Alentejo Estratégias, políticas e oportunidades para superar os desafios do agrovoltaico (CCDRA)

17:15 _ AGROVOLTEP CAFÉ: Cocktail de Colaboração
Espaço de Esclarecimento, de networking, de construção de uma rede de atores, e debate sobre a agrovoltaica.

Organização: Universidade de Évora
De 07.02.2024 a 07.02.2024