A 41.ª edição da European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition (EU PVSEC) decorreu entre os dias 23 e 27 de setembro, em Viena, Áustria, reunindo mais de 60 países com um objetivo comum: moldar o futuro da energia solar.
A Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), marcou presença neste evento, que contou com a participação de investigadores, especialistas da indústria e decisores políticos, destacou-se como um dos principais encontros globais sobre energia solar e tecnologias emergentes.
Helena Oliveira, bolseira de mestrado na CER-UÉ, sublinhou a importância do evento como uma oportunidade única para atualizar conhecimentos sobre o estado atual da energia fotovoltaica na Europa. “A conferência foi uma grande oportunidade para alargar a compreensão sobre as necessidades regulatórias e de investimento, bem como os desafios enfrentados por diferentes países no setor solar”, afirmou.
Helena Oliveira foi também autora principal de um artigo intitulado "Design and Methodology for an Agrivoltaic Pilot Project in the Alentejo Region", que foi aceite para apresentação durante a conferência. Explica que “para esta sessão, utilizei um poster explicativo para detalhar o projeto, o que gerou discussões com vários interessados no tema”.
A conferência destacou os principais desafios para a adoção de soluções fotovoltaicas, sublinhando a importância de procurar a sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, económica e social, com foco em garantir a elevada performance das tecnologias solares no futuro.