No dia 22 de janeiro, decorreu em Badajoz o evento "Jornada de Agrivoltaica na Península Ibérica: Inovação para um Futuro Sustentável".
Reunindo mais de uma centena de participantes, este evento juntou decisores políticos, investigadores, empresas do setor energético, agricultores e empresários agrícolas de Portugal e Espanha.
Ao longo da jornada, foram explorados diversos temas relacionados com o agrivoltaico e o seu potencial na Península Ibérica. Discutiram-se aspetos técnicos da implementação destes sistemas, avaliando o seu desempenho tanto em termos de produção de energia como de produtividade agrícola. Além disso, analisaram-se os potenciais benefícios para as comunidades rurais e para a biodiversidade.
Foram também debatidos diferentes modelos de negócio adequados para projetos agrivoltaicos, bem como aspetos regulamentares e oportunidades de financiamento. Em representação da CER-UÉ, José Silva destacou a importância de definir critérios de sucesso na avaliação de projetos agrivoltaicos. Já Diogo Cordeiro (EDP-Produção), na sua apresentação sobre modelos de negócio, apresentou resultados do projeto OTGEN, desenvolvido em parceria com a CER-UÉ.
Fotos: APREN