A Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, através do seu investigador José Silva, esteve presente na reunião técnica do projeto AGROVOLTEP, que decorreu nos dias 11 e 12 de março de 2025, em Arroyo de la Luz, Espanha.
O evento, que reuniu diversos parceiros do projeto,com o objetivo de fazer um balanço das atividades realizadas até ao momento e planear as próximas etapas do projeto.
Durante a reunião, foram apresentados os avanços no desenvolvimento dos pilotos agrivoltaicos em Évora e Arroyo de la Luz. O investigador José Silva destacou o progresso na ação liderada pela Universidade de Évora, que visa identificar as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos-piloto eficientes. Além disso, foram discutidos os resultados preliminares da ação, que envolve a instalação de estruturas piloto e da ação que se foca nos testes e avaliação desses pilotos, também sob responsabilidade da Universidade de Évora.
No segundo dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a instalação agrovoltaica em Arroyo de la Luz.
O projeto AGROVOLTEP, cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Espanha-Portugal, tem como principal objetivo promover a agrovoltaica transfronteiriça, melhorando as políticas públicas e consolidando as capacidades técnicas de toda a cadeia de valor.