No âmbito do projeto FUTURETECH_H2, decorreram recentemente duas sessões da formação “Programa de Formação em Hidrogénio Verde para Perfis Técnicos”, uma iniciativa que reuniu especialistas e formandos em torno dos desafios e oportunidades do setor.
A primeira sessão realizou-se no dia 2 de junho, em formato online, sob o tema “Novos Mercados no Setor do Hidrogénio”. A formação foi preparada pela equipa do centro espanhol CATEC (SIGNIFICADO) e conduzida pelos investigadores João Marchã e Diogo Canavarro, da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ).
Já a segunda sessão teve lugar a 3 de junho, em formato híbrido, com componentes online e presenciais na Universidade de Évora. Intitulada “Utilização de Energia Solar para a Produção de Hidrogénio Renovável”, centrou-se nas várias tecnologias solares que podem ser integradas em sistemas de produção de hidrogénio.
A sessão incluiu ainda um exercício prático com recurso a uma ferramenta de Digital Twin de um sistema baseado em eletrolisador PEM. No final, os participantes visitaram as instalações da CER-UÉ na Herdade da Mitra, onde puderam conhecer de perto os projetos de investigação em curso na área da energia solar.