O Comité de Execução e Acompanhamento do projeto FUTURETECH_H2, liderado pela Federação de Empresários do Metal (FEDEME), realizou em maio de 2024 a sua terceira reunião de coordenação, com o objetivo de rever o estado e a evolução das diversas atividades incluídas neste projeto.
O projeto integra a 3.ª Convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover e divulgar as virtudes e capacidades do hidrogénio verde como indústria do futuro e capacitar a sua cadeia de valor para impulsionar o desenvolvimento e a expansão deste vetor energético.
A sessão, realizada presencialmente na região do Alentejo – concretamente em Vila Nova de Santo André (junto a Sines), no Centro Protocolar de Formação Profissional para a Transição Energética – permitiu uma revisão do ponto de situação das diferentes ações incluídas nas atividades 1 a 6 (revisão dos trabalhos, cronograma, entregáveis, resultados, e o progresso das ações de comunicação previstas…).
Foi dada especial atenção às ações relacionadas com a apresentação dos programas de formação previstos no âmbito do projeto e ao desenvolvimento piloto da unidade de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde (gémeo digital/simulador), bem como à conclusão do estudo sobre a situação atual do hidrogénio verde a nível global e transfronteiriço, e ao estudo sobre o desenvolvimento e implementação de novos modelos de negócio e de atividade para o setor (E.1.1 e E.1.2), liderados pelo CATEC – Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais.
Em suma, um dia de trabalho profícuo, graças, em grande parte, à excelente hospitalidade das entidades anfitriãs, nomeadamente do Dr. Arnaldo Frade, delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional; Dr. Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém; Dra. Vanda Jesus, vice-diretora do Centro de Formação para a Transição Energética; e, claro, aos colegas da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL): Telmo Pena, Sónia Mendes e Amélia J. Nunes.
Este projeto, desenvolvido por um consórcio composto por seis parceiros das regiões do Alentejo (Portugal) e da Andaluzia (Espanha) — CATEC, ADRAL, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora, Fundação Nao Victoria e FEDEME —, pretende desenvolver a cadeia de valor do hidrogénio verde nesta área transfronteiriça, promovendo e divulgando, através de várias ações, as virtudes e o potencial deste vetor energético como uma indústria de futuro.
Para contribuir para esse objetivo, o projeto FUTURETECH_H2 inclui um plano abrangente de ações a implementar em diferentes fases durante o período de 2023 a 2025.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e decorrerá até 31 de dezembro de 2025.
O FutureTech_H2 conta com um orçamento total de 1.366.564,90 euros.