FUTURETECH-H2 Apoia Empresas na Transição para o Hidrogénio Verde

 

Um total de 10 empresas da zona transfronteiriça entre a Andaluzia e o Alentejo (Portugal) poderá beneficiar, de forma gratuita, da implementação de projetos individualizados de transição para o setor do hidrogénio verde, com o objetivo de obter um diagnóstico estratégico das suas oportunidades dentro deste setor e da respetiva cadeia de valor.

No âmbito do calendário de atividades previstas no projeto europeu FUTURETECH-H2, que visa promover e divulgar as vantagens e capacidades do hidrogénio verde como indústria do futuro, será realizada a implementação de projetos individualizados de transição para este setor. Esta ação pretende demonstrar às empresas interessadas as oportunidades de negócio existentes neste vetor energético, que se perfila como um dos protagonistas da transição ecológica e da adaptação às alterações climáticas na zona transfronteiriça entre a Andaluzia (Espanha) e o Alentejo (Portugal).

O principal objetivo desta iniciativa — liderada por entidades de renome como a Federação de Empresários do Metal (FEDEME), o CATEC – Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais, a Adral, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e a Universidade de Évora — é proporcionar às empresas industriais participantes (um máximo de 10 empresas, cinco de Espanha e cinco de Portugal), e às quais serão atribuídos gratuitamente estes projetos de transformação, a seguinte informação:

  • Diagnóstico operacional e estratégico da empresa, tendo em conta as potenciais linhas de negócio no setor do hidrogénio verde;

  • Mapa estratégico de processos com ações a curto, médio e longo prazo para a transição para o hidrogénio verde, incluindo, como ponto-chave, as possibilidades de colaboração transfronteiriça;

  • Fontes de financiamento disponíveis para a implementação do mapa de processos.

As empresas interessadas em participar nesta iniciativa e beneficiar de um projeto de transformação individualizado deverão cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser uma PME;

  • Estar localizada na zona transfronteiriça Andaluzia (Espanha) – Alentejo (Portugal);

  • Pertencer a um dos setores industriais com potencial de transição para o hidrogénio verde*;

  • Ter interesse no setor do hidrogénio verde (diversificação a médio/longo prazo com vista à integração na cadeia de valor do hidrogénio verde).

Estes projetos gratuitos de transformação, integrados no projeto FUTURETECH-H2, serão realizados ao longo do segundo semestre de 2025, seguindo várias fases de trabalho:

  1. Identificação das empresas participantes;

  2. Realização de um diagnóstico quantificável, que avalie as possibilidades estratégicas, financeiras, operacionais e tecnológicas de transição para o setor do hidrogénio verde;

  3. Apresentação e discussão conjunta do diagnóstico com cada empresa, com vista à definição de um mapa de processos.

Após a conclusão de cada uma destas fases, será elaborado um documento final que indicará os recursos disponíveis para executar as ações propostas no respetivo mapa de processos.

Sem dúvida, uma oportunidade única e de elevado valor acrescentado para todas as empresas transfronteiriças da Andaluzia e do Alentejo verdadeiramente interessadas em dar o salto para o setor do hidrogénio verde e integrar a sua cadeia de valor.

FUTURETECH-H2

O projeto FUTURETECH-H2 é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e decorrerá até 31 de dezembro de 2025.

Com um orçamento total de 1.366.564,90 euros, o projeto é executado por um consórcio constituído por seis parceiros das regiões do Alentejo (Portugal) e da Andaluzia (Espanha): CATEC, Adral, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora, Fundação Nao Victoria e FEDEME. O objetivo é desenvolver a cadeia de valor do hidrogénio verde nesta região transfronteiriça, promovendo e divulgando, através de diversas ações, as virtudes e capacidades deste vetor energético enquanto indústria do futuro.

*Setores com potencial de transição para o hidrogénio verde: energias renováveis; aeronáutica; indústria automóvel; setor marítimo; polos industriais; setor ferroviário; postos de abastecimento; setor elétrico; indústria em geral; empresas de automação e controlo; fornecimento de tubagens e conexões; agroalimentar; florestal; mineração; segurança e saúde no trabalho; serviços de investigação, design, engenharia, consultoria e formação.

Publicado em 14.07.2025