Publicações científicas
CER-UÉ publica sete artigos no Livro de Comunicações do CIES 2020

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) tem sete artigos publicados no “CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética: Livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar”, numa abordagem transversal a algumas áreas-chave de investigação e projetos em desenvolvimento.

Os artigos abordam diferentes projetos como o Enbrain - Building capacity in Renewable and sustAINable ENergy for Libya, o SHIP - Solar Heat for Industrial Processes, e o ALFR-Alentejo – Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico

Os progressos registados na avaliação do recurso solar na região sul de Portugal, com recurso ao projeto DNI-Alentejo, uma análise ao impacto de modelos de financiamento e de negócio que contribuam para a competitividade das tecnologias de calor de processo, e o desenvolvimento e validação de procedimentos de reparação de módulos fotovoltaicos on site são igualmente objeto de três artigos.

A intervenção da Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), que é uma infraestrutura experimental de referência, em Portugal, no domínio das tecnologias e aplicações da energia solar a média e alta temperatura, completa o conjunto de comunicações e de artigos que a CER-UÉ apresentou no CIES 2020.

 

Ligações para os artigos:

Canavarro, D. et.al. - ALFR-Alentejo: demonstração experimental de um protótipo advanced linear Fresnel reflector em Évora

Horta, P. et al. - INIESC : infraestrutura nacional de investigação em energia solar de concentração

Cavaco, A. et al. - DNI Alentejo: Avaliação da disponibilidade média anual de Irradiação Directa Normal no Alentejo

Eusébio, T.R. et. al. - Projeto SHIP

Horta, P. et al. - Calor de processo solar: competitividade e necessidade de modelos de financiamento

Fialho, L. et al. - Desenvolvimento e validação do processo de reparação de módulos fotovoltaicos on site

Canavarro, D. et al. - Projeto ENBRAIN: transferência de capacidades na área das energias renováveis para a Líbia

Publicado em 14.01.2021