Notícias

Palestra "Concentrator photovoltaics"

1 de Outubro de 2012, pelas 18 horas, no Anfiteatro 2 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora

Orador: Jeffrey M. Gordon, Professor Department of Solar Energy and Environmental Physics, Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Sede Boqer Campus, Israel

Em 01.10.2012
18:00 | Anfiteatro 2 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora

É hoje lançado o Instituto Português de Energia Solar (IPES), uma associação para o desenvolvimento e promoção do sector da energia solar e que tem pretende ser o agregador – pragmático e eficaz – das competências dos seus 20 associados, no que toca à energia solar.

A escritura pública realiza-se pelas 10h15 na Universidade de Évora, um dos associados fundadores do IPES.

Contribuir para uma política energética que reconheça o potencial da energia solar, área que se propõe investigar e desenvolver, é um dos objetivos do IPES, que funcionará sob a alçada da Universidade de Évora.         
Fonte: Expresso
A ideia já estava a ser desenvolvida, mas a criação oficial do Instituto Português de Energia Solar (IPES) aconteceu esta terça-feira, altura em que foi assinada a escritura pública. Os associados fundadores são a Universidade de Évora, a Adene, Lógica, AREANATEJO, Instituto de Soldadura e Qualidade, EDPi, Martifer Solar, Efacec, Tuv, DREEN/De Viris, Simens Solar, Magpower, Open Renewables, Generg, Schreder, WS Energia, Enercoutim, Yunit e Sun Aid. A direcção do IPES ficará a cargo de Manuel Collares Pereira, titular da Cátedra BES, Energias Renováveis, da Universidade de Évora.
O Instituto Português de Energia Solar (IPES) é hoje oficialmente constituído em Évora.
O projecto é da Universidade de Évora, em conjunto com outras entidades, e visa contribuir para a projecção e o desenvolvimento do sector no país.
Fonte: CRUP
O Instituto Português de Energia Solar (IPES), esta terça-feira criado em Évora, reclama maior atenção do Governo para o sector que, das energias renováveis, é o que tem "maior potencial de utilização".
Fonte: CM
O Instituto Português de Energia Solar - Associação para o desenvolvimento e promoção do setor da Energia Solar é criado a 31 de janeiro, em escritura pública que se realiza pelas 10h15, na sala 124 do Colégio Espirito Santo da Universidade de Évora.
Publicado em 30.01.2012
Badajoz recebe nesta quinta-feira, o V Simpósio Transfronteiriço de Energias Renováveis. Trata-se de uma co-organização da Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo (ARECBA) e da Fundacíon para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología en Extremadura (FUNDECYT).

“Este ano, a participação da ARECBA é feita ao nível das energias renováveis, divulgando os projectos que existem para o Alentejo naquela área. A apresentação vai ser feita pela Universidade de Évora, entidade convidada pela Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo para falar sobre os projectos de energia solar centrados em Évora e Moura”, as declarações são de Susana Sobral, directora da ARECBA.

No ano lectivo 2011-2012, a Cátedra BES Energias Renováveis vai proporcionar estágios em Energias Renováveis para dez novos licenciados, que podem assim continuar a obter conhecimentos práticos de excelência junto dos projectos actualmente em desenvolvimento na Herdade Experimental da Mitra, principalmente orientados para a captação de energia solar.

Publicado em 14.09.2011

O Titular da Cátedra BES-Energias Renováveis da Universidade de Évora, Prof. Manuel Collares Pereira, foi convidado para integrar o Scientific and Technical Committee da ESTELA, a European Solar Thermal Eletricity Association.  O convite foi oficializado na reunião que teve lugar a 5 de Julho em Bruxelas, por ocasião do Summer Workshop daquela Associação.

Publicado em 06.07.2011